Audiência pública debate potencial da “Internet das Coisas”

Parlamentares da CDEICS terão oportunidade nesta quinta-feira (26 de novembro) de discutir diretrizes para uma política nacional que estimule o investimento em projetos relacionados a essa nova área estratégica.
25/11/2015 13h51

brasscom.org.br

Audiência pública debate potencial da “Internet das Coisas”

Internet das Coisas é nova área estratégica

“Internet das Coisas” é como está sendo chamada a revolução tecnológica que tende a conectar inúmeros dispositivos que estão disponíveis a nossa volta.  Ela poderá ser usada para ampliar a produtividade industrial, em ambientes voltados para a educação e saúde, na agricultura, sistemas de tráfego, no setor de energia e de segurança.

É uma terceira geração do processo de evolução da informática. No início, os computadores foram utilizados para armazenamento de dados. Depois, a Internet serviu para estreitar relações pessoais. Numa futura etapa, a da chamada “Internet das Coisas”, será possível permitir que objetos conectados à rede se comuniquem com pessoas, sistemas, e entre eles mesmos, por meio de sensores que captam e transmitem dados.

O investimento em conexões inteligentes já é uma realidade, e o investimento estimado para o setor da “Internet das Coisas” no mundo é de US$ 25 bilhões.

Diante desse potencial de crescimento, é necessário debater um conjunto amplo e coordenado de regulações, tanto para o desenvolvimento de empresas de alta tecnologia e formação de pessoal para o setor, como também para a proteção do usuário.

Audiência pública conjunta CDEICS e CCTCI – “O potencial da Internet das Coisas no Brasil” – Quinta-feira, 9h30, no Plenário 14 das Comissões.