Audiência debate a criação do “Dia Nacional da Mulher Empresária”

A participação da mulher no mercado empreendedor é crescente. Dados informados pelo Sebrae dão conta de que existem sete milhões e 350 mil empreendedoras no país. Dentre os fatores que explicam o crescimento da participação feminina na abertura do próprio negócio podem ser citados a maior escolaridade, as mudanças na estrutura familiar, o menor número de filhos, novos valores relativos à inserção da mulher na sociedade brasileira e a atuação crescente na geração de renda familiar.
20/06/2016 14h25

finep.gov.br

Audiência debate a criação do “Dia Nacional da Mulher Empresária”

Imagem ilustra a mulher de negócios

Papéis e tarefas socialmente atribuídos às mulheres, no entanto, constituem um obstáculo significativo para o acesso, à permanência e para o sucesso do seu empreendimento, limitando suas possibilidades de inserção.

“No caso da mulher empreendedora, há obstáculos no acesso ao crédito, às condições de investimento e suas relações no contexto social”, afirma a deputada Conceição Sampaio (PP/AM), uma das autoras do requerimento, em conjunto com a deputada Carmen Zanotto (PPS/SC).

“Instituir o Dia Nacional da Mulher Empresária vai fortalecer e reforçar políticas públicas e ações de empoderamento das mulheres no setor empreendedor.”, destaca a parlamentar.

“Desse modo, a construção de um tecido cultural e institucional envolvendo aprendizagem, definições de políticas públicas, e uma cultura da educação, pode ser o caminho para a eliminação gradativa das barreiras que limitam tanto a mulher na trajetória empreendedora, como a própria atividade”, justifica a deputada Conceição Sampaio.

Serviço CDEICS: Audiência pública debate o tema “Instituir o Dia Nacional da Mulher Empresária” - Terça-feira, 21 de junho - às 14h30 - no Plenário 5 das Comissões.