CDEIC aprova o Projeto de Lei 7755/2010 que dispõe sobre a profissão de artesão

O Projeto foi relatado pelo Deputado Helder Salomão (PT/ES) que destacou em seu parecer a importância da profissão de artesão, que decorre do fato de que, segundo o IBGE, 8.5 milhões de brasileiros e brasileiras dedicam-se ao artesanato como atividade comercial, sendo responsáveis por movimentar mais de R$ 50 bilhões por ano no país. Ademais, ainda segundo o Instituto, 64,3% dos municípios brasileiros possuem algum tipo de produção artesanal, números que demonstram o peso da produção artesanal para a economia nacional.
28/05/2015 10h05

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

CDEIC aprova o Projeto de Lei 7755/2010 que dispõe sobre a profissão de artesão

O relator deputado Helder Salomão

Dessa forma, o projeto visa fortalecer o setor, reconhecendo-o como atividade profissional, o que possibilita ao Estado estabelecer uma real política pública para o desenvolvimento do setor, garantindo melhores condições para que artesãos e artesãs possam empreender no país.

Em seu parecer, o Deputado Helder Salomão acatou também a emenda nº 6 apresentada à Comissão, pelo Deputado Antônio Balhmann, que suprime o Art. 4º do Projeto, e apresentou, ainda, duas emendas. A primeira, altera o caput e acresce  parágrafo único ao Art. 3º, enquanto a segunda altera o parágrafo único do Art. 1º.  O voto do Relator e as referidas emendas podem ser acessados na íntegra pelo link