Internet nos pequenos municípios será tema de audiência pública

Os compromissos de abrangência para expansão da telefonia móvel e do acesso à internet, em especial nos pequenos municípios brasileiros, serão debatidos pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC). O autor do requerimento de audiência foi o deputado Rodrigo Martins, presidente da CDC, para quem as normas prejudicam milhões de brasileiros e devem ser revistas para democratizar o acesso à internet.
06/07/2017 12h10

Lúcio Bernardo

Internet nos pequenos municípios será tema de audiência pública

Deputado Rodrigo Martins, presidente da CDC

De acordo com as regras atuais, definidas na Lei Geral de Telecomunicações e nos editais de Licitação em vigor, para os municípios com menos de 30 mil habitantes, não há compromisso algum de abrangência para a tecnologia 4G. No caso do 3G, o cronograma prevê uma expansão de apenas 15% ao ano, até 31/12/2019.

Para Rodrigo Martins, essa sistemática faz com que sejam criadas distorções que comprometem o oferecimento de internet de qualidade à maior parte das localidades brasileiras. “Mais de 4.400 municípios – ou cerca de 80% do total – têm menos de 30 mil habitantes, encontrando-se num verdadeiro limbo, e isso tem de ser corrigido”, destacou.

O presidente da Comissão afirmou que a internet há muito adquiriu contornos que a colocam como requisito para a plena cidadania. “A educação à distância – atualmente uma ferramenta a qual recorrem mais de dois milhões de estudantes – depende essencialmente de internet instalada e de qualidade. E um número cada vez maior de pessoas usa a internet para trabalhar”, ressaltou Martins.

Foram convidados o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Sr. Juarez Quadros; Flávia Lefèvre Guimarães, Conselheira da PROTESTE e representante no Comitê Gestor da Internet no Brasil, Eduardo Levy, Presidente-Executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal – Sinditelebrasil – e um representante da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil.