Comissão limita juros de cartão de crédito

A CDC deu um passo importante para a limitação dos juros de cartões de crédito. Foi aprovado nesta quarta-feira (16/08) o parecer do deputado Moses Rodrigues ao PL 3.402/15, restringindo os juros dos cartões de crédito a duas vezes a taxa Selic, ou seja, cerca de 18% atualmente. “Hoje, esse percentual chega a 400%, o que configura claramente uma postura abusiva. Não podemos aceitar que os bancos tenham lucros extorsivos, em claro prejuízo do consumidor”, destacou Moses.
16/08/2017 17h05

Antonio Augusto

Comissão limita juros de cartão de crédito

Deputado Moses Rodrigues, relator do PL 3.402/15

A Comissão também aprovou o parecer do deputado Celso Russomano ao PL 5.092/13, que obriga o incorporador a instituir comissão composta por compradores de imóveis a fim de acompanhar o andamento da obra. Essa norma será exigida sempre que tenha sido delimitado o chamado Patrimônio de Afetação – o que ocorre quando existe separação entre os bens da incorporadora e os recursos empregados para a compra do terreno e construção do imóvel. A medida impede que, no caso de falência da construtora, o consumidor não seja prejudicado e perca todo o dinheiro investido.

“Agora, os responsáveis por empreendimentos verticais e horizontais que tenham delimitado o Patrimônio de Afetação deverão criar comissões de adquirentes, com direito a participar da fiscalização da obra” ressaltou Russomanno.