O Programa que visa incentivar a leitura de pessoas com deficiência auditiva e/ou visual foi aprovado pela CCULT

Resumo da Reunião Ordinária ocorrida em 07/06/2017
12/06/2017 15h23

Mirelle Bernardino

Na Reunião Deliberativa Ordinária do dia 07/06, foi aprovada, pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, a Semana Nacional da Ética e da Cidadania, a ser comemorada, anualmente, em todo o território nacional na primeira semana de junho, e dá outras providências. A data escolhida foi o dia 3 de junho de cada ano. A relatora do projeto, Deputada Erika Kokay, encaminhou o parecer pela aprovação do PL.

Também foi deliberado o programa “Literatura para todos”, que visa a inclusão social de pessoas com deficiência auditiva e/ou visual. O programa busca proporcionar facilidade e inclusão para os deficientes. De acordo com a Deputada Erika Kokay, relatora do projeto, o programa promete benefícios inclusivos, “a leitura sempre foi responsável por grandes elementos que vivemos”, afirmou.

Também relatado e aprovado pela deputada o dia Nacional do Ecumenismo, cuja data comemorativa tem por finalidade reconhecer e respeitar a diversidade de crenças e credos. A ideia de ecumenismo é celebrar as diversas religiões, incluindo o mundo cristão, as religiões de raízes africanas, bem como as crenças islâmicas.

A PL 4364/2016, que confere à cidade de São Luís, no Estado do Maranhão, título de Capital Nacional do Bumba Meu Boi, foi aprovada pelos parlamentares. Para a relatora do PL, Deputada Marinha Raupp, “em diversas cidades do país existe a prática, mas é no maranhão que a brincadeira ganha força e com caráter de resistência”.