Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Neste domingo, dia 21/05, é comemorado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
19/05/2017 18h10

Mirelle Bernardino

Em 2001, a ONU aprovou a Declaração Universal da UNESCO para a Diversidade Cultural. O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado em 21 de maio, foi proclamado com o objetivo de fomentar a importância do respeito e da compreensão da preservação da Diversidade Cultural.

A cultura oferece uma oportunidade única de conciliar os aspectos econômicos e sociais do desenvolvimento – bens e serviços culturais têm identidades, pontos de referência e valores, ao mesmo tempo em que permitem que milhões de criadores, artistas e profissionais ganhem a vida com o seu trabalho. A celebração da diversidade cultural significa permitir que eles pratiquem suas atividades, assim como os ajuda a enriquecer a paisagem cultural, o que por sua vez nos enriquece. Unesco.

A Diretora de Arte e Cultura do Decanato de Assuntos Comunitários da UnB, Priscila Santos Calgaro, acredita a cultura está diretamente ligada à identidade social e aos Direitos Humanos. “Ela abrange aspectos intelectuais, econômicos, sociais, criativos, religiosos, sociais e indenitários. A preservação e o respeito à Diversidade Cultural é indispensável à manutenção da própria dignidade humana”, pontuou.

Para a especialista a pluralidade cultural e a troca de saberes estão diretamente ligadas à redução das desigualdades sociais e ao desenvolvimento, e manutenção, do respeito aos direitos e liberdades individuais.

Para manter o desenvolvimento e o respeito à Diversidade Cultural, na Universidade de Brasília, é feito um trabalho com a Diretoria de Arte e Cultura diversas ações junto à comunidade.