Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

CCTCI põe debate sobre Internet das Coisas na agenda

Estarão na pauta temas como ambiente de negócios, competitividade, infraestrutura, conectividade, regulação, formação de recursos humanos e investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. O seminário “Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil” está previsto para 6 de novembro (terça-feira), às 10h, na Câmara dos Deputados.
20/08/2018 16h50

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Telmo Fadul

CCTCI põe debate sobre Internet das Coisas na agenda

Plenário da CCTCI

A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) torna-se realidade rapidamente, projetando profundos impactos sociais e econômicos. Cada vez mais dispositivos conectados, sensores coletores de dados, automação de processos e máquinas comunicam-se sem a intervenção humana. No caso brasileiro, os desafios para as aplicações da tecnologia incluem questões tributárias, de infraestrutura e de capital humano, entre outras.

A programação do evento, uma iniciativa do deputado Goulart (PSD/SP), presidente da comissão e autor do Requerimento nº 311, de 2018, aprovado na reunião do último dia 14, prevê três painéis, além da mesa de abertura, com a presença de autoridades da área de comunicações (Mctic, Anatel e CGI.br) e de órgãos de financiamento (Mdic e BNDES), de representantes da indústria, da academia, de especialistas no assunto e outros convidados.

O primeiro painel discutirá o ambiente de negócios e as perspectivas para o Brasil no desenvolvimento da Internet das Coisas. O segundo abordará questões relacionadas aos desafios de infraestrutura e conectividade. Já o terceiro e último painel tratará de aspectos relativos ao desenvolvimento tecnológico brasileiro, bem como da geração de inovações no setor.

Os atores do evento terão a oportunidade de apresentar rico panorama dos avanços registrados pelo Brasil em relação ao tema, bem como de apontar possíveis caminhos para a consolidação dessa verdadeira revolução tecnológica no país.

OUTROS DEBATES

I) 04.09.2018 (terça-feira): Audiência pública sobre "Os impactos da aquisição da Time Warner pela AT&T, inclusive se a operação observa a Lei nº 12.485, de 2011, ou Lei do SeAC (Serviço de Acesso Condicionado)" - Requerimentos nºs 209, de 2017, 308 e 312, de 2018, dos deputados Sergio Zveiter (DEM/RJ), Goulart (PSD/SP) e Sandro Alex (PSD/PR), respectivamente. Plenário 13, às 10 horas; e

II) 16.10.2018 (terça-feira): Audiência pública para debater "As implicações legais da adoção de recursos de inteligência artificial no setor produtivo" - Requerimento nº 288, de 2018, do deputado Goulart, subscrito pelo deputado Odorico Monteiro (PSB/CE). Local e horário a definir.