Física brasileira será tema de debate na CCTCI

O objetivo é discutir, em especial, a relevância, as perspectivas e os desafios para o futuro da área, assim como da matemática, no país. A audiência pública está programada para o dia 26 de outubro (quinta-feira), às 9h30, no plenário 13 da Câmara.
13/10/2017 12h52

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Nilson Bastian

Física brasileira será tema de debate na CCTCI

Deputado Celso Pansera

É autor da proposta (Requerimento nº 231, de 2017) o deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Participarão Jailson Bittencourt de Andrade, secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Mctic); Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman, presidente da Rede Nacional de Física de Altas Energias (Renafae); e Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

EVENTOS ANTERIORES

Na última terça-feira (10), o colegiado discutiu os cortes no orçamento de ciência e tecnologia. Estiveram presentes Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Helena Nader, da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Júlio César Felix, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti); Alberto Peverati Filho, secretário-exectivo do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); e Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

Participaram também o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Wellington Lourenço de Almeida, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF); o reitor Aldo Nelson Bona, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Tatiana Roque, coordenadora da campanha Conhecimento sem Cortes; e Rosilda Prates, diretora-executiva da Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação (P&D Brasil).

AGENDA

I) 17 de outubro (terça-feira): audiência pública conjunta com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), sobre o bloqueio de aparelhos celulares irregulares (Requerimento nº 236, de 2017). Iniciativa na CCTCI: deputado Arolde de Oliveira (PSC/RJ). Plenário 6, às 16h30;

II) 18 de outubro (quarta-feira): reunião deliberativa, com destaque para as sugestões de emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2018 (PL nº 20/2017-CN). Plenário 13, às 10h; e

III) 26 de outubro (quinta-feira): audiência pública acerca da relevância, perspectivas e desafios para o futuro da física e da matemática no país (Requerimento nº 231, de 2017). Iniciativa: deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Plenário 13, às 9h30.