CCTCI debate cortes no orçamento de ciência e tecnologia

A comissão reunirá membros das comunidades acadêmica e científica, pesquisadores, gestores públicos, representante da indústria, para discutir, em especial, as consequências das medidas para o desenvolvimento do país. A audiência pública ocorrerá nesta terça-feira (10), às 9h30, no plenário 11 da Câmara.
09/10/2017 18h35

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Alex Ferreira

CCTCI debate cortes no orçamento de ciência e tecnologia

Deputado Celso Pansera

A iniciativa é do deputado Celso Pansera (PMDB/RJ), autor do Requerimento nº 244, de 2017. Para o parlamentar, o financiamento do setor é estratégico para qualquer nação, e, “caso queiramos que o país deixe de ser o eterno país do futuro, faz-se necessário ampliar os investimentos públicos e privados em ciência, tecnologia e inovação, assim como desburocratizar o complexo sistema que envolve governo e a indústria”.

Participarão do debate Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Helena Nader, da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Júlio César Felix, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti); João Carlos Gomes, vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti); e Fernando Peregrino, presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

Estarão presentes também o reitor Emmanuel Zagury Tourinho, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes); Wellington Lourenço de Almeida, diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF); o reitor Aldo Nelson Bona, presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem); Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Tatiana Roque, coordenadora da campanha Conhecimento sem Cortes; e Rosilda Prates, diretora-executiva da Associação de Empresas de Desenvolvimento Tecnológico Nacional e Inovação (P&D Brasil).

AGENDA

I) 10 de outubro (terça-feira): audiência pública sobre os cortes no orçamento de ciência e tecnologia (Requerimento nº 244, de 2017). Iniciativa: deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Plenário 11, às 9h30; e

II) 19 de outubro (quinta-feira): audiência pública acerca da relevância, perspectivas e desafios para o futuro da física e da matemática no Brasil (Requerimento nº 231, de 2017). Iniciativa: deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Plenário 13, às 9h30.