Ministro Aldo Rebelo participa de audiência pública na CCTCI

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática promoveu, na última quarta-feira (25), audiência pública com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, com o objetivo de debater os planos, programas e projetos da pasta. Para o ministro, o Brasil está perdendo a capacidade industrial e de inovação.
30/03/2015 20h40

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Lúcio Bernardo Jr.

Ministro Aldo Rebelo participa de audiência pública na CCTCI

Aldo Rebelo fala na CCTCI

(Brasília-DF, 30 de março de 2015)

Segundo Aldo Rebelo, “estamos exportando mais produtos de baixa tecnologia e menos produtos de alta tecnologia”. Para ele, o Brasil está perdendo a capacidade de inovar tecnologicamente e, em decorrência, a capacidade industrial e a competitividade. O ministro citou o exemplo da Inglaterra e dos Estados Unidos para afirmar que países que inovam, apoiados em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, ocupam posições de destaque entre as nações. Disse, ainda, que “perdemos empregos de alta e média tecnologia e geramos empregos de baixa tecnologia, de salário menor”.

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB/PB) pediu o empenho do ministro para retirar o setor de tecnologia da informação (TI) do alcance do Projeto de Lei nº 863/15, do Executivo, que reduz o benefício de desoneração da folha de pagamentos concedido a 56 segmentos econômicos, como parte do ajuste fiscal.

O deputado William Woo (PV/SP) observou que o Brasil precisa desenvolver mais a cadeia de semicondutores. “44% dos custos de um tablet e um smartphone vêm dos semicondutores”, explicou o parlamentar, autor do Projeto de Lei nº 719/15, que prorroga o prazo para a apresentação de projetos por empresas de semicondutores para se beneficiarem dos incentivos fiscais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis).

Também foram cobradas do ministro ações para integrar a pesquisa ao setor produtivo no país. Para o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), por exemplo, “o Brasil é um dos países que mais têm produção acadêmica e menos têm produção tecnológica”. Já a deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) ressaltou que, embora o país constitua a sétima economia do mundo e um dos países campeões em produção científica, “só temos 5% dos nossos pesquisadores no setor produtivo”.

Na mesma reunião, o plenário aprovou diversas propostas de audiência pública, destacando-se duas destinadas a ouvir o então ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Thomas Traumann, acerca do conteúdo de documento produzido pelo órgão sobre estratégia de comunicação.

A comissão decidiu adiar a escolha do terceiro-vice-presidente, único cargo da Mesa Diretora ainda vago A eleição deverá ocorrer na próxima reunião.

 

-------------------------------------

Fonte: Agência Câmara Notícias

Reportagem: Lara Haje

Edição: Daniella Cronemberger