Galeria dos ex-presidentes da Comissão de Ciência e Tecnologia ganha novo integrante

Tripoli será homenageado pelo colegiado.
22/09/2015 13h45

Foto: Zeca Ribeiro

Galeria dos ex-presidentes da Comissão de Ciência e Tecnologia ganha novo integrante

Deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP)

(Brasília-DF, 22 de setembro de 2015).

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática homenageia, nesta quarta-feira (23), o deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP) com a aposição de sua fotografia na galeria dos ex-presidentes. O parlamentar comandou o colegiado na sessão legislativa de 2014.

A CCTCI atua como órgão técnico da Câmara e é referência na articulação dos agentes públicos e privados nas áreas de ciência e tecnologia, radiodifusão, telecomunicações, tecnologia da informação, entre outros temas. A comissão é hoje presidida pelo deputado Fábio Sousa (PSDB/GO) e compõe-se de 42 membros titulares e igual número de suplentes.

GESTÃO TRIPOLI

Durante a gestão de Tripoli, em 2014, a comissão aprovou matérias sobre diversos temas nas áreas de comunicação, ciência, pesquisa e inovação tecnológica, telecomunicações e internet. Promoveu, também, uma série de discussões acerca de questões de grande interesse da sociedade, entre as quais a qualidade dos serviços de telefonia, a internet móvel de quarta geração (4G) e o uso de animais em experimentos científicos.

BIOGRAFIA

Paulistano, Tripoli, 63 anos, exerce o terceiro mandato na Câmara dos Deputados. No primeiro, iniciado em 2007, foi vice-líder do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).

Em 2008, como vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, Tripoli apresentou mais de 100 proposições, entre requerimentos, emendas constitucionais, projetos de resolução, relatorias e pareceres.

Também integra a Frente Parlamentar Ambientalista, um dos colegiados mais atuantes do Congresso Nacional, além de coordenar o Grupo de Trabalho da Fauna – que analisa todos os projetos de lei em tramitação na Câmara que tratam da fauna brasileira.

No início de 2009, foi escolhido para ser o relator da proposta que consolida toda a legislação ambiental brasileira. Em abril daquele ano, Tripoli assumiu a presidência da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, destinada a acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.

No estado de São Paulo, Tripoli desenvolve ações nas áreas social e ambiental, trabalhando pelos direitos da melhor idade. Uma das leis de sua autoria consolidou em São Paulo a Política Estadual do Idoso e propiciou o desenvolvimento de ações que hoje oferecem dezenas de benefícios, entre eles o Centro de Referência do Idoso.

Há mais de 30 anos, Tripoli representa uma liderança consolidada na luta pela preservação do meio ambiente e trabalha para cuidar e proteger nossas riquezas naturais, para a atual e próximas gerações. Em Brasília, destaca-se pela assiduidade, combatividade e competência, visando ao desenvolvimento sustentável e atuando em defesa dos animais. Além disso, o parlamentar dedica atenção especial à fiscalização das políticas ambientais do governo federal e monitora sistematicamente a preservação da biodiversidade.

Desde o segundo mandato, figura entre os parlamentares mais influentes do Congresso, segundo o site Congresso em Foco.

A homenagem a Tripoli está programada para as 10h, no plenário 13 da Câmara.

Fonte: Assessoria do deputado.