CCTCI discute a profissão de cientista

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza, nesta terça-feira (19/5), audiência pública para debater possível regulamentação da profissão de cientista. Participará da discussão, também, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 13 da Câmara.
18/05/2015 16h07

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Lúcio Bernardo Jr.

CCTCI discute a profissão de cientista

Deputado Fábio Sousa, Presidente da CCTCI

(Brasília/DF, 18 de maio de 2015).

Para o deputado Fábio Sousa (PSDB/GO), presidente da CCTCI e um dos autores da iniciativa (Requerimento nº 12, de 2015), “não há unanimidade na compreensão da proposta de profissionalização [da atividade], mas é uma discussão em pauta, que precisa ser considerada”. O outro responsável pelo debate é o deputado Alexandre Baldy (PSDB/GO), pela Ctasp (Requerimento nº 28, de 2015).

Estarão presentes a coordenadora substituta de Identificação e Registro Profissional do Departamento de Emprego e Salário (DES), Joicy Mirelly de Souza, representando o ministro Manoel Dias; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader; o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antônio Levi da Conceição; e o professor doutor Tomas de Aquino Guimarães, diretor de Desenvolvimento e Inovação do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB).

Foram convidados, também, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Targino de Araújo Filho; e o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Afonso Valle do Amaral.

Para quarta e quinta-feira (20 e 21), está programada a XII edição do Seminário LGBT do Congresso Nacional. Trata-se de evento em parceria com as coirmãs de Legislação Participativa e de Cultura, marcado para o auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, a partir das 10 horas.

Ainda na quarta-feira (20), a comissão realiza sua reunião deliberativa regular. Na pauta, projetos de lei, de decreto legislativo, atos do Poder Executivo de outorga de serviços de radiodifusão, bem como propostas de audiência pública para discussão sobre internet, pesquisa tecnológica, radiodifusão, tratamento de dados pessoais, direitos autorais e fundos do setor de telecomunicações, entre outros temas.