CCTCI debaterá regulamentação da profissão de cientista

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou, na última quarta-feira (18), requerimento de audiência pública para discutir uma possível regulamentação da profissão de cientista no país. Trata-se de iniciativa do deputado Fábio Sousa, presidente do colegiado, que propôs, também, a inclusão da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) no debate.
23/03/2015 14h45

Texto: Gilmar Almeida / Foto: Lúcio Bernardo Jr.

CCTCI debaterá regulamentação da profissão de cientista

Presidente da CCTCI, deputado Fábio Sousa

(Brasília-DF, 23 de março de 2015)

Serão convidados os ministros Aldo Rebelo, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e Manoel Dias, do Trabalho e Emprego, a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências).

Deverão participar da discussão, também, a neurocientista Suzana Herculano e representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG); da Universidade de Brasília (UnB); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); da Universidade de São Paulo (USP); da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento ainda não tem data definida.

Na mesma reunião, foi aprovada a criação de três subcomissões especiais: a de rádio digital; a da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT); e a que tratará dos serviços de telefonia móvel e de TV por assinatura.

O plenário aprovou, ainda, o parecer do deputado Paulo Abi-Ackel ao Projeto de Lei nº 2.647, de 2011, acerca de certificação digital, bem como pedido de audiência pública para debater o Projeto de Lei nº 4.026, de 2004, sobre os limites à concentração econômica nos meios de comunicação social.