Comissão de Ciência e Tecnologia aprova série de requerimentos

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e informática (CCTCI) aprovou diversos requerimentos nesta semana. Entre os pedidos acatados, está o que pede esclarecimentos ao ministro das Comunicações sobre a arrecadação e a destinação dos fundos associados à prestação de serviços de telecomunicações. A proposta foi apresentada pelo presidente do colegiado, deputado Ricardo Tripoli (PSDB/SP).
07/08/2014 17h40

Texto: Felipe Cabral / Foto: Laycer Tomaz

Comissão de Ciência e Tecnologia aprova série de requerimentos

Deputado Ricardo Tripoli

(Brasília, 07 de agosto de 2014)

TOTAL ARRECADADO

No requerimento, o parlamentar paulista cobra detalhes sobre o Fust, Funttell, Fistel e Condecine. O deputado quer acesso ao total arrecadado para cada fundo de 2011 até os primeiros meses de 2014, à destinação dada aos recursos recolhidos e à execução físico-financeira de projetos específicos custeados com recursos desses fundos.

INSTITUTO ROYAL

O presidente da comissão apresentou também proposta para que fossem solicitadas informações ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre o financiamento de projetos de pesquisa pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) ao Instituto de Educação para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – Royal.

São vários os questionamentos formulados, como os objetos de pesquisa de cada um dos projetos, se havia indicação explícita na descrição das propostas de pesquisa sobre a necessidade do uso de animais nos experimentos, de que forma o encerramento das atividades do Instituto compromete a execução financeira dos projetos financiados e qual o destino dos valores repassados.

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

Outro requerimento assinado por Tripoli e aprovado pelo colegiado pede a realização de audiência pública para tratar dos sistemas de controle e fiscalização da exploração madeireira adotados na Amazônia brasileira que se baseiam no monitoramento via satélites.

Para esse debate, serão convidados, entre outros, representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Greenpeace Brasil e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Como destaca o presidente da comissão, a exploração e o processamento industrial de madeira estão entre as principais atividades econômicas da Amazônia, mas o setor atualmente opera em elevado nível de ilegalidade.

De acordo com Tripoli, o monitoramento via satélite, em conjunto com outras tecnologias de acompanhamento e governança, pode contribuir sobremaneira para a reversão do quadro de ilegalidade no setor.  O objetivo da iniciativa é avançar nesse debate e apontar soluções para os problemas apresentados.

WORLDSKILLS

Na mesma reunião, a comissão aprovou também proposta do deputado Izalci (PSDB/DF), subscrita pela deputada Luiza Erundina (PSB/SP), sobre audiência pública em conjunto com a Comissão de Educação e as Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia do Senado Federal para debater a importância da realização da “WorldSkills” em São Paulo, no mês de agosto do próximo ano.

Promovida pela primeira vez na América Latina, essa é a maior competição mundial de educação profissional. No evento, mais de 1.200 competidores de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia, África e Oceania simulam desafios de 45 profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Entre os convidados, o presidente mundial da WorldSkills, o diretor-geral do Senai, o diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria, os secretários estadual e municipal de Educação de São Paulo, além de Rafael Wenderson Morais Pereira, que vem se destacando nas competições em virtude de seu desempenho em soldagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI).