Comissão de Ciência e Tecnologia fará Seminário sobre Extensão Tecnológica

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) realizará, no dia 6 de novembro, o seminário “Extensão Tecnológica: o conhecimento a serviço da população”. O evento começará às 9h da manhã e será encerrado no final da tarde. A intenção é levantar informações sobre o que pode ser feito para incrementar a prática no país.
29/10/2013 19h16

Texto: Telmo Fadul / foto: Telmo Fadul.

Comissão de Ciência e Tecnologia fará Seminário sobre Extensão Tecnológica

Deputado Ariosto Holanda

O encontro foi proposto pelo deputado federal Ariosto Holanda (PROS-CE), que vê um certo “analfabetismo tecnológico” nas micro e pequenas empresas do país, devido à falta de incentivos por parte do governo. De acordo com ele, essas instituições estão distantes de quem detém o conhecimento – as universidades.

“Entendemos que é preciso criar estruturas ágeis de transferência de conhecimento para a população, como verdadeiros atalhos que avancem sobre a educação tradicional e que venham atender a demanda dessa população”, declarou Ariosto.

Na visão do parlamentar, a Extensão é o melhor mecanismo para levar o conhecimento àqueles que não mais têm tempo de frequentar uma escola. “O que precisamos discutir é como massificar essa ação, porque os excluídos são muitos”, completou.

Participarão dos debates o Ministro-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif; o Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Baptista Duarte Filho; a Diretora do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social do MCTI, Sônia da Costa; e o Diretor de Produtividade e Inovação da Secretaria de Competitividade e Gestão da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Fernando Almeida.

O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o Diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Carlos Alberto dos Santos; o Reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira; e o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Neto, também devem comparecer.