CCTCI foi a Recife discutir financiamento de mídias alternativas

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), realizou, na última segunda-feira (dia 27), uma Mesa Redonda em Recife (PE) sobre as formas de financiamento de mídias alternativas. O encontro foi proposto pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE), que relata a subcomissão especial criada para tratar do assunto.
29/05/2013 11h40

Foto: Desirée Machado

CCTCI foi a Recife discutir financiamento de mídias alternativas

Além da parlamentar, o evento contou com a participação do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, e do jornalista Ivan Moraes Filho – representante do Centro de Cultura Luiz Freire. O deputado federal Júlio Campos (DEM-MT), presidente da subcomissão, também esteve presente.

O objetivo da reunião foi discutir mecanismos que fomentem e incentivem as diversas formas de comunicação que não estão ligadas aos grandes conglomerados de mídia. “O papel da subcomissão é colaborar com a democratização dos meios de comunicação. Na medida em que você distribui melhor os investimentos, você possibilita que as iniciativas independentes possam ter acesso a algum tipo de financiamento”, expôs Luciana Santos.

Já Marcelino Granja declarou que a comunicação só será democratizada no Brasil quando os veículos alternativos dispuserem de meios próprios para a sua sustentação. Ele também sugeriu o fortalecimento do sistema público de emissoras de rádio e TV. “Dessa forma, a população terá acesso às diversas formas de pensamento”.

Por seu turno, Ivan Moraes Filho defendeu que parte do orçamento da União reservado à propaganda seja vinculado aos meios independentes. “Um pedaço significativo dessa publicidade deveria obrigatoriamente financiar as mídias populares e comunitárias”.

A subcomissão sobre o financiamento de mídias alternativas foi instalada em dezembro 2011 e deverá concluir seus trabalhos no final do primeiro semestre deste ano. O relatório  produzido será votado pelo plenário da CCTCI.