Limite de gastos do governo deve ser votado semana que vem na CCJC

Um pedido de vista adiou a análise da proposta que cria um limite para os gastos públicos federais durante 20 anos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16 está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara para análise de sua admissibilidade, e alguns deputados apontaram problemas constitucionais que impediriam a aprovação da PEC.
02/08/2016 14h46

Site Imagens Públicas

Limite de gastos do governo deve ser votado semana que vem na CCJC

Limite de Gastos

Um pedido de retirada de pauta já demonstrou que, apesar da oposição à proposta, ela deve ser aprovada na CCJ. Foram 34 votos a favor da análise e 10 contra, placar que deve se repetir no dia da votação final.

Como o pedido de vista adia a análise da proposta por duas sessões do Plenário, ela deve voltar à pauta apenas na próxima terça-feira (9). O relatório do deputado Danilo Forte (PSB-CE) foi lido hoje, mas já havia sido apresentado, e recomenda a admissão da proposta.

Retrocessos
O deputado Alessandro Molon (Rede-RJ) argumentou que a proposta pode levar o País a um retrocesso em direitos sociais, como saúde e educação, o que é vedado pela Constituição. Além disso, ele explicou que, caso a inflação caia e o crescimento do Brasil aumente, não será possível reverter esse limite a tempo. “Essa proposta, num País que ainda não tem seus direitos sociais consolidados, pode ser temerária porque ainda há falta de investimento em muitas áreas”, alertou.

O relator da proposta argumentou que o fundo de financiamento da educação estará fora da limitação, e defendeu a medida porque, segundo ele, a reorganização das contas do governo passa por criar um patamar de previsão. “Os deputados querem encontrar uma solução, porque o descontrole em que nos encontramos não pode continuar”, disse Danilo Forte.

Também a prestação de serviços, que é uma obrigação constitucional, estaria ameaçada segundo o deputado Chico Alencar (Psol-RJ). Para ele, haverá retrocesso em direitos sociais caso a medida seja implementada, e isso não deveria ser feito antes de tentar retirar os investimentos a bancos e abaixar os juros da economia, que representam um gasto muito superior. “Essa ideia de que é preciso diminuir o Estado sempre vem atrelada ao combate a gastos com serviços importantes, nunca ao gasto para sustentar o sistema financeiro”, criticou.

Medida de longo prazo
A líder da oposição, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), lembrou que o presidente Michel Temer é interino no cargo de presidente da República, e que não poderia mandar uma proposta, que valerá por 20 anos e atravessará vários governos. “No mínimo ele deveria ter esperado a votação em definitivo [do impeachment] no Senado para enviar esse tipo de proposta”, disse.

Jandira também disse que se a proposta estivesse valendo nos últimos 10 anos seriam R$ 30 bilhões a menos na saúde e R$ 70 bilhões a menos na educação.

O líder do governo, deputado Andre Moura (PSC-SE), no entanto, disse que o presidente Temer está tentando aprovar medida para retomar o controle da economia. “[Temer] Está tentando fazer um trabalho sério, ao contrário do governo que foi afastado”, disse.

Geração sem mudança

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) disse que a PEC representa o fim de direitos para toda uma geração, porque por 20 anos não se poderá ampliar ou criar novos projetos de desenvolvimento social. “Uma geração sem nenhuma vaga a mais na universidade, sem uma só bolsa de estudo a mais, é o fim de projetos de agricultura familiar, e é o fim de projetos de segurança pública feitos pelo governo federal”, disse.

O líder do PSD, deputado Rogério Rosso (DF), defendeu a proposta dizendo que é chegada a hora de se fazer uma reforma para acabar com o caos fiscal em que chegou o País. “Nós erramos, a política econômica foi um desastre, e precisamos realizar essas mudanças para reverter a situação”, disse.

Já o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) disse que infelizmente se trata o serviço público com descaso, quando ele deveria ser valorizado. “Não se pode descartar o serviço público dessa forma. Saúde, educação, Ministério Público, magistratura, tudo depende do serviço público, e essa PEC é meramente econômica, tratando servidor como descartável”, criticou.

 

Fonte: CÂMARA NOTÍCIAS