Estudantes votam projeto em reunião simulada na CCJC

Reunião foi iniciativa piloto do Projeto Câmara Mirim, do site infantil Plenarinho. Atividade de estudantes continua amanhã com uma "Sessão Mirim", no Plenário da Câmara dos Deputados.
29/10/2014 14h10

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados

Estudantes votam projeto em reunião simulada na CCJC

Alunos de Sobradinho aprovaram proposta que incentiva a criação de minibibliotecas em empresas.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) teve uma reunião inédita, nesta quarta-feira (29). No total, 22 alunos do 5º ano da Escola Classe nº 1 de Sobradinho (DF) participaram de uma iniciativa piloto do Projeto Câmara Mirim, do site infantil Plenarinho, na qual simularam uma reunião da CCJ. Amanhã, os estudantes se juntam a outras centenas de crianças para participar no Plenário de uma "Sessão Mirim", como já ocorre todo ano no projeto.

A ideia de abrir a discussão com uma reunião na CCJ, segundo Marusia Meneguin, do Plenarinho, veio para aproximar, cada vez mais, os estudantes do processo legislativo e da política. “A gente entendeu que o Plenário é a coroação de um trabalho prévio e intenso realizado nas comissões”, explica.

O Plenarinho planeja estender o projeto piloto na CCJ a outras escolas nas próximas edições do Câmara Mirim. A experiência deste ano demonstra que a ampliação da iniciativa tende a ser um sucesso, dado o engajamento e participação dos alunos da instituição de Sobradinho, a exemplo de Laura Alencar, 11 anos, presidente da reunião piloto na CCJ.

“Eu achei muito importante participar de uma comissão, que vai ser muito bom para todos da sala.” Laura coordenou a votação na CCJ de um dos três projetos de lei vencedores do Câmara Mirim 2014. Na reunião, com 21 votos a favor e 1 contra, foi aprovada a proposta de Lívia Carneiro, de 12 anos, de Belo Horizonte (MG), que incentiva a criação de minibibliotecas por empresas a partir de um desconto de 1% sobre o Imposto de Renda devido.

A relatora da medida, a estudante Sarah Guedes, 10 anos, sugeriu mudanças no texto. Entre elas, a oferta mínima de sete lugares nas minibibliotecas, a fim de acomodar toda uma família.

Professor
A escolha da turma para o projeto piloto veio a partir da participação do professor responsável pela classe, Carlos Campos, no programa Missão Pedagógica no Parlamento. Carlos foi um dos seis vencedores do concurso nacional, com a iniciativa "República em Sala", no qual os estudantes assumem diversas funções dos Três Poderes, do Banco Central e da imprensa.

A maturidade da turma de Carlos impressionou, segundo a secretária da CCJ, Alexandra Bittencourt. Ela analisa que, a partir de um projeto simples, as crianças conseguiram fazer uma discussão complexa e detalhada, demonstrando entender o papel do parlamentar. “Eles passaram pelo processo eleitoral, vivenciaram de alguma maneira em suas casas, comunidades e, de repente, para concluir esse processo, estão aqui dentro da principal comissão da Câmara dos Deputados", avalia.

Para a deputada Keiko Ota (PSB-SP), que acompanhou a "Reunião Mirim", na CCJ, ampliar o contato das crianças com o processo legislativo é de suma importância. “Eu tiro por mim. Eu, com 54 anos, tinha projeto forte, ganhei eleição, mas não sabia nada. Então, hoje vejo as crianças, começando cedo assim, quanto que o Brasil vai ganhar com tudo isso”, opina.

Sessão Mirim
O trabalho da turma de Sobradinho continua amanhã, às 9h30, no Plenário, na "Sessão Mirim", quando são esperadas 400 crianças do 5º ao 9º ano. Elas votam outros dois projetos, além do das minibibliotecas. Um deles, de Francisco Quirino, de Ingazeira (PE), estabelece a criação de uma “Conferência Nacional Infantojuvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio”. O outro, de Zack de Carvalho, de Serrinha (BA), visa a distribuir uma “Bolsa Cultura” a crianças, adolescentes e jovens que participem de forma amadora de projetos culturais

 

 

Fonte: Agência Câmara Notícias