CCJC aprova a criação dos Juizados Especiais Criminais Digitais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) aprovou, nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei 6.832, DE 2017, da deputada Laura Carneiro, (DEM-RJ), que dispõe sobre a criação dos Juizados Especiais Criminais Digitais.
10/07/2018 20h44

fonte da imagem: tjrs.jus.br

CCJC aprova a criação dos Juizados Especiais Criminais Digitais

A proposta modifica a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (9.099/95) para determinar a criação dos juizados, que serão responsáveis pela conciliação, o julgamento e a execução das infrações penais de menor potencial ofensivo cometidas com o emprego da informática.

O texto deve seguir agora para análise do Senado, a não ser que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Segundo a autora, “a ocorrência de crimes cibernéticos tem crescido à medida que computadores e outros meios tecnológicos invadem o nosso cotidiano. Nesse contexto, o computador ou dispositivo pode ser o agente, o facilitador ou a vítima do crime”.

O relator na CCJC, deputado Daniel Vilela (MDB-GO), apresentou parecer pela constitucionalidade do projeto e fez apenas ajustes de redação. Para Vilela, “ao aumento da presença da informática em nossa vida, deve corresponder uma maior regulação, pelo Estado, das atividades nela implicadas, com o objetivo de proteger os interesses do cidadão contra atividades nocivas”.

 

Fonte: Câmara Notícias.