Comissão discute limitação da exportação de despojos por frigoríficos

08/04/2014 13h55

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural debate nesta tarde os prejuízos causados pela revogação de circular que permitia a exportação de miúdos para Hong-Kong por meio de entrepostos, ou seja, que viabilizava as exportações de despojos por frigoríficos que não estivessem habilitados a exportar seus produtos diretamente.

Despojos são subprodutos do abate de bovinos considerados não comestíveis no Brasil, mas com tradição de consumo em países da Ásia e África. Os deputados também querem esclarecer denúncias da matéria “Juiz vê influência do JBS-Friboi em decisão do governo", publicada no Jornal "O Estado de São Paulo”. O debate foi sugerido pelos deputados Alfredo Kaefer (PSDB-PR) e Duarte Nogueira (PSDB-PR).

“Isso prejudicou os produtores e retirou pequenos e médios frigoríficos do mercado de subprodutos de bovinos, uma vez que o mercado de exportações de miúdos/despojos de bovinos movimenta no Brasil, aproximadamente, US$ 300 milhões anuais e tem grande significado ambiental e econômico para estes”, explica Kaefer.

Outro ponto que os deputados querem ver esclarecido é a influência do grupo JBS-Friboi na elaboração de normas do Ministério da Agricultura. O ponto de partida do questionamento é reportagem publicada pelo jornal “O Estado de São Paulo” em que o juiz federal Antonio Claudio Macedo da Silva alerta para a situação.

“As suspeitas de possível favorecimento da empresa JBS-Friboi são graves, assim como as críticas da Controladoria Geral da União à forma de edição e discussão das normas editadas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal”, afirmou o juiz.

Foram convidados: 
- o secretário-substituto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Marcos de Barros Valadão; 
- o diretor-substituto do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Leandro Diamantino Feijó; 
- o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, Wilson Roberto de Sá; 
- o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos, Péricles Pessoa Salazar; e
- a consultora para Defesa Agropecuária da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Tânia Lyra.

O debate será realizado às 14h30, no plenário 6.

Da Redação - ND
Da Agência Câmara Notícias