Comissão de Agricultura aprova comissão externa para analisar ocupação indígena em MS

03/07/2015 16h14

Nayara Oliveira

Comissão de Agricultura aprova comissão externa para analisar ocupação indígena em MS

Mesa Reunião dia 01 07 2015

Pedido foi realizado por 18 deputados. Requerimento aguarda aprovação do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, para entrar em vigor

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou Requerimento Nº 120/15, que institui uma comissão externa para visitar os acampamentos e terras indígenas Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. 

 

De autoria da Deputada Tereza Cristina (PSB/MS) e do Deputado Carlos Marun (PMBD/MS), a solicitação pretende levar Deputados a propriedades rurais, localizadas no sul do Estado, e que foram ocupadas pelos indígenas. A intenção é ouvir as partes envolvidas e chegar a um consenso.

“Esses produtores tiveram suas terras invadidas e não tem a quem recorrer. Alguns deles sequer conseguem entrar nas próprias residências e poderão perder suas colheitas”, afirmou a Deputada Tereza Cristina.

O Deputado João Daniel (PT/SE) acredita que é preciso ouvir reinvindicações de produtores, mas ressalta que a ocupação no Mato Grosso do Sul reacende a discussão sobre demarcação de terras indígenas no País.

“Vamos ouvir os produtores daquela região e entender os motivos pelos quais os índios ocuparam as terras, mas é necessário compreender que a questão do solo indígena é histórica e precisa de uma atenção ainda maior”, explicou o Deputado.

O Deputado Carlos Marun (PMDB/MS) relatou que a ocupação das propriedades rurais é arbitrária: “Os indígenas ocuparam aquelas terras em forma de protesto por uma decisão judicial que nada tem a ver com as propriedades invadidas. Não é justo que o trabalhador rural pague por isso e tenha seu domínio invadido e o trabalho perdido”.

Agora, o requerimento será analisado pelo Presidente da Câmara, Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ), para que a comissão externa inicie os trabalhos no Mato Grosso do Sul.

 

Outros aprovações

A Comissão de Agricultura aprovou outras matérias, como o Requerimento Nº 116/15, que propõe uma audiência pública para debater o déficit da balança comercial de lácteos, registrada no primeiro semestre de 2015. De autoria do Deputado Alceu Moreira (PMDB/RS), a matéria tratará também de medidas de incentivo as exportações desses produtos.

O requerimento Nº 117/15, que tem como autor o Deputado Bohn Gass (PT/ RS), solicita audiência pública para apresentar estudos que irão avaliar os impactos na saúde e a valoração por meio da implementação progressiva do biodiesel no diesel de transportes.

Já a matéria de autoria do Deputado Luiz Cláudio (PR/TO), o requerimento Nº 118/15, também foi aprovada e convida órgãos e entidades relacionadas ao setor da agricultura para uma audiência pública. Será discutido o PL 1.713/15, que institui a “Política Nacional de Incentivo à Produção do Café de Qualidade”.

O Projeto de Lei Nº 515/15, do Deputado Kaio Maniçoba (PHS/PE) e relatoria do Deputado Marcelo Castro (PMDB/PI), foi aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura.

O PL determina fornecimento de milho em grãos vindos de estoques públicos para regiões da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Somente os locais afetados por estiagem e que estejam em situação de emergência reconhecidos pelo Poder Executivo Federal receberão o produto.

 

Por Nayara Oliveira

Estagiária da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.