Agricultura aprova isenção de IPI na compra de máquinas por produtor familiar

28/11/2016 09h36

Agricultura aprova isenção de IPI na compra de máquinas por produtor familiar

Sperafico: impostos inibem surgimento de novos produtores e novos empregos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara  aprovou projeto de lei (PL 5984/16) do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE) que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) equipamentos agrícolas comprados por agricultores familiares, pecuaristas, assentados e outras empresas do agronegócio.

O relator da matéria, deputado Dilceu Sperafico (PP-PR), foi favorável ao texto. “Além de aumentar os custos de produção, a alta carga de impostos incidentes sobre as máquinas e veículos utilizados pela cadeia produtiva inibe o surgimento de novos produtores, e consequentemente diminui a geração de empregos e renda”, disse.

Pelo texto, incidirá imposto sobre a revenda de equipamentos agrícolas adquiridos com isenção fiscal e com menos de dois anos de uso, se o comprador não se enquadrar entre os beneficiários da isenção.

O texto observa que caberá ao Executivo fixar o montante da renúncia gerada pelo medida, bem como incluí-la no Orçamento federal, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00).

Tramitação  
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Rural; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. 

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Rosalva Nunes
Da Agência Câmara Notícias