Novo instituto para cuidar da saúde indígena é tema de debate nesta quarta

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia vai discutir nesta quarta-feira (13) os impactos da criação do Instituto Nacional de Saúde Indígena (INSI) sobre a população indígena da Amazônia.
12/05/2015 11h00

“Embora seja ainda uma proposta, já elaborada pelo Ministério do Planejamento e em vias de ser concretizada pelo governo, [a criação do instituto] precisa ser debatida junto aos povos indígenas da Amazônia para verificação da viabilidade”, defende a deputada Júlia Marinho (PSC-PA), que pediu a realização desse debate.

A parlamentar lembra que a Amazônia, pela sua vastidão e por ter a maior população indígena do Brasil, é também a que apresenta maiores dificuldades de acesso para as aldeias. “[Precisamos saber] quais os impactos que esta mudança irá ocasionar em forma de benefício para a saúde indígena destes povos.”

O Instituto Nacional de Saúde Indígena ficará responsável pela execução das ações que integram a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas definida pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. 

Serão ouvidos:
- o secretário especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde; 
- um representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); do Conselho Indigenista Missionário (Cimi); do Ministério Público Federal da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão-Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

O debate será realizado no plenário 15, a partir das 9h30.

 

Agência Câmara