Comissão vai discutir lavoura cacaueira na região Amazônica

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realiza nesta quinta-feira (20) audiência pública sobre a expansão da lavoura cacaueira nos estados da região Amazônica.
19/08/2015 11h13

A autora do requerimento, deputada Júlia Marinho (PSC-PA), defende que seja implementado um programa de expansão da cacauicultura no norte do País, uma parceria entre governos e sociedade civil e investimentos na infraestrutura necessária para a atividade. "Nós precisamos buscar meios, de maneira que esse cacau produzido na Amazônia tenha um destino tanto no que diz respeito à produção de chocolate como também na exportação.”

A deputada assinala que hoje o cacau é um produto comercializado em todo o estado, mas que tem potencial para crescer a produção e a exportação. “Nós acreditamos que partindo dessas informações que vamos alcançar nessa audiência pública, com certeza, vamos abrir portas e a produção vai crescer e bastante."

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção brasileira estimada de cacau para 2015 é de quase 260 mil toneladas, 11% a menos do que a produção obtida em 2014, que chegou a quase 292 mil toneladas de cacau.

Chocolate
Júlia Marinho ainda destacou o aumento do consumo de chocolate no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a taxa de crescimento do consumo aparente de chocolate na ordem de 8,6%; saindo de 359 mil toneladas em 2005 para 562 mil toneladas em 2010.

“Além das vendas comercializadas nos períodos tradicionais (Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados), o Brasil possui know how suficiente para liderar os pontos mais expressivos da cadeia produtiva do cacau. Assim, já é tempo para que um programa audacioso de expansão da cacauicultura nos estados da Região Amazônica, seja implementado com a parceria institucional e da sociedade civil interessada, sem desconsiderar a necessidade de se preparar toda a infraestrutura requerida para dar consequência a mais esse desafio da cacauicultura nacional.

Convidados
Foram convidados para o debate:

  • Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca do Pará, Hildegardo de Figueiredo Nunes;
  • Diretor da Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira (Ceplac), Helinton José Rocha;
  • Superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira do Pará, Jay Wallace da Silva e Mota; e
  • Superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira de Rondônia, Cacildo Viana da Silva.

A audiência está marcada para as 9h30, no plenário 15.