CINDRA discute o abastecimento de água no Semiárido

Audiência Pública marcada para esta quarta-feira, 3/12, vai analisar qual o melhor sistema de abastecimento hídrico em áreas afligidas pela seca.
02/12/2014 13h45

Poços artesianos em substituição aos carros-pipa? Órgãos do governo acreditam que sim. Com os reservatórios já quase vazios, o poço artesiano seria a única maneira de se levar água a toda a população do Semiárido.

Autor do requerimento que solicitou a audiência pública, o Deputado Domingos Neto (PROS/CE) é mais cauteloso. Domingos Neto defende que nada substitui o devido planejamento. Na opinião do parlamentar, a perfuração de poços, por si só, não conseguirá combater a seca de modo a garantir o consumo dos habitantes da região. O Presidente da CINDRA lembra que continua a faltar água mesmo em municípios com um número confortável de poços instalados, como é o caso de Ibimirim, em Pernambuco.   

Os sistemas de poços artesianos e de carros-pipa apresentam vantagens e desvantagens que devem ser analisadas e discutidas para que se estabeleça a melhor estratégia de abastecimento hídrico para o Semiárido nodestino.

A convite da CINDRA, participarão da audiência, como expositores, representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Ministério da Integração Nacional, e da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará.