Audiência Pública debateu soluções para problemas causados pelas fortes chuvas no Acre.

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia realizou, nesta quinta-feira (19), com a presença expressiva de parlamentares e representantes da sociedade civil, sua primeira Audiência Pública na atual legislatura. Participaram da reunião deputados, tanto do Acre quanto de outros Estados, o Senador Gladson Cameli (PP/AC) e representantes de entidades públicas.
20/03/2015 18h20

Fernando Chaves

Audiência Pública debateu soluções para problemas causados pelas fortes chuvas no Acre.

Proposto pelos Deputados Júlia Marinho (PSC-PA), Alan Rick e Rocha, a partir de ofício do Deputado Alan Rick dirigido à Presidente da Comissão, o evento teve como objetivo debater e levantar soluções efetivas para a população do Acre, que enfrenta uma grande tragédia causada pelas chuvas fortes na região.

Em sua exposição, o General Adriano Pereira, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, destacou os trabalhos desenvolvidos pelo Ministério para socorrer a população acreana. “Eu e o ministro Jaques Wagner estivemos no Estado três vezes em dez dias e reconhecemos que a situação é critica. Os moradores de Rio Branco, Brasileia, Xapuri e de outros municípios estão sofrendo com as consequências das enchentes. O governo federal não medirá esforços para minimizar os danos causados à população”, afirmou.

Representantes dos Ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário, além da Secretaria Nacional de Assistência Social, apresentaram dados sobre os danos ocorridos no Estado do Acre, bem como iniciativas das suas respectivas pastas para prestar auxílio à população afetada.

Parlamentares presentes também manifestaram sua preocupação com a situação da população acreana. Os Deputados Alan Rick (PRB/AC) e Rocha (PSDB/AC), subescritores do Requerimento para realização da Audiência Pública, apresentaram medidas que julgam necessárias para evitar transtornos do mesmo tipo no futuro. Entre as sugestões, destacam-se a construção de mais casas populares, retirada da população das margens de cursos d’água e obras de engenharia nas encostas dos rios.