Encontro dos Parlamentos de Língua Portuguesa define ações de cooperação técnica
Em uma semana de trabalho intenso, com diversas atividades para a interação e a troca de experiências e, os participantes do II Encontro Interparlamentar de Quadros de Documentação, Informação e Arquivo dos Parlamentos de Língua Portuguesa – II EnDIA-PLP finalizaram o evento com saldo positivo.
De acordo com a avaliação realizada, dos 20 participantes, 17 deram nota máxima para o evento e dois deram nota 4, em uma escala de 1 a 5. Uma pessoa não avaliou esse quesito. Questões como formato do evento, tempo destinado a cada atividade e interação entre os participantes também foram avaliadas.
A partir das discussões e deliberações, os chefes das nove delegações participantes elaboraram o documento final com as conclusões e as prioridades de ação conjunta no ano de 2012.
O documento destaca a importância da realização anual de encontros como o II EnDIA-PLP e enfatiza que as ações de cooperação técnica devem ser voltadas ao desenvolvimento de políticas de gestão da informação e à criação de bibliotecas digitais, bem como ao apoio a mecanismos de padronização dos serviços de documentação, informação e arquivo.
As novas funcionalidades implementadas no site da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa – ASG-PLP, apresentadas durante o evento, serão utilizadas para troca de informações e atividades de formação. Definiu-se, ainda, que missões técnicas serão restritas à solução de problemas específicos, desde que já estejam adequadamente diagnosticados e que ofereçam perspectivas de elevada relação benefício-custo.
O II EnDIA-PLP ocorreu entre 28 de novembro e 02 de dezembro de 2011, em Brasília, nas dependências da Câmara dos Deputados do Brasil. Reuniu representantes técnicos das áreas de documentação, informação e arquivo dos Parlamentos dos seguintes países: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil (Câmara dos Deputados e Senado Federal).
