Relações exteriores

Representação Brasileira no Parlasul participa de encontro na Espanha

Parlamentares europeus e latino-americanos debaterão temas como crise financeira e prevenção de catástrofes naturais.

09/11/2012 - 13:14  

Integrantes da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) participam hoje e amanhã (10), em Cádiz, na Espanha, da Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana (Eurolat). Criada em 2006, a Eurolat adota e propõe resoluções e recomendações para diversas organizações, instituições e grupos ministeriais encarregados de ações de desenvolvimento estratégico em países europeus e latino-americanos. O Parlasul integra formalmente a assembleia desde 2009.

O presidente da representação brasileira, senador Roberto Requião (PMDB-PR), a deputada Íris de Araújo (PMDB-GO) e o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) estarão presentes em reuniões da Mesa Diretiva e de comissões permanentes.

Temas
Na Comissão de Assuntos Econômicos, serão discutidos o projeto de resolução comum para globalização e crise financeira e a proposta de seguridade alimentar conjunta da União Europeia, América Latina e Caribe (UE-ALC). O colegiado também promoverá o debate sobre o comércio de matérias-primas nessas regiões.

Já a Comissão de Assuntos Sociais, Intercâmbio Humano, Meio Ambiente e Educação analisará o projeto de resolução comum que trata da prevenção de catástrofes naturais na Europa e na América Latina.

Por sua vez, o tema "Participação Cidadã e Democracia" será o assunto em pauta na Comissão de Assuntos Políticos, Seguridade e Direitos Humanos. Os parlamentares também discutirão a proposta de resolução comum sobre a luta contra o narcotráfico e a delinquência organizada na União Europeia e na América Latina.

Da Redação/MO

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.