Relações exteriores

CCJ aprova acordo sobre orçamento do Instituto Social do Mercosul

09/11/2012 - 12:55  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quarta-feira (7) o Projeto de Decreto Legislativo 549/12, de autoria da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, que define regras de contribuições para o orçamento do Instituto Social do Mercosul (ISM).

O texto foi aprovado em Assunção, Paraguai, em junho de 2011, durante reunião do Conselho do Mercado Comum. Ele estabelece que o orçamento do ISM será financiado com contribuições regulares anuais dos países membros, por meio dos ministérios de Desenvolvimento Social ou outros órgãos responsáveis.

Segundo o projeto, a maior contribuição será do Brasil, responsável por 39% do orçamento, seguido da Argentina e do Paraguai, ambos com 24%, e do Uruguai, com 13%.

O relator, deputado Vicente Candido (PT-SP), foi favorável ao texto. Ele destaca que a Constituição determina que a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina deve ser um dos princípios norteadores das relações internacionais do País.

Com sede em Assunção, o Instituto Social do Mercosul é uma instância técnica de pesquisa. Entre outras funções, o ISM colabora na elaboração de políticas sociais regionais, atualiza indicadores sociais dos países e promove intercâmbio de boas práticas na área.

Tramitação
A proposta tramita em regime de urgência e será analisada nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Finanças e Tributação. Depois será votada pelo Plenário.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 549/2012

Íntegra da proposta