Política e Administração Pública

Comissão debaterá influência das pesquisas eleitorais

19/11/2012 - 17:47  

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizará audiência pública para debater a influência das pesquisas eleitorais no comportamento do eleitorado e a sua divulgação pela mídia em tempo real.

A audiência, solicitada pelo deputado Sandro Alex (PPS-PR), ainda não tem data marcada.

No primeiro turno das eleições municipais, em 21 das 26 capitais onde teve disputa para a prefeitura houve algum erro nas pesquisas eleitorais divulgadas às vésperas da votação. Confira no infográfico os erros e acertos das pesquisas eleitorais no primeiro turno.

Sandro Alex assinala que o controle das pesquisas eleitorais no Brasil protege a sociedade em geral de resultados ilegítimos gerados por incompetência técnica, manipulação dos resultados ou manobras estratégicas.

O parlamentar lembra o artigo intitulado “Orientações para entender os resultados da pesquisa eleitoral”, publicado no Rio de Janeiro, em 2009, pelo ex-presidente do Conselho Federal de Estatística Luiz Carlos Rocha. O estatístico ressalta: “Finalmente encerramos esta resenha, corroborando e aplaudindo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que obriga o registro da Metodologia e do Estatístico responsável pela pesquisa eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral”.

Metodologia
A comissão pretende debater pontos como a metodologia que vem sendo utilizada pelos institutos de pesquisas eleitorais; os riscos existentes; quais temas terão avanço no monitoramento das pesquisas políticas; as polêmicas decorrentes dos resultados diferentes das urnas se comparados aos das pesquisas e a influência da divulgação das pesquisas eleitorais sobre os eleitores indecisos.

Convidados
Serão convidados para o debate os seguintes especialistas:
- o presidente do instituto de pesquisa Ibope, Carlos Augusto Montenegro;
- o diretor-geral do instituto de pesquisa Datafolha, Mauro Paulino;
- a professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e diretora do Centro de Estudos de Opinião Pública, Rachel Meneguello;
- o professor-adjunto do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, com experiência na área de Ciência Política e Comportamento Eleitoral, Lucio Remuzat Rennó Junior;
- a presidente do Conselho Federal de Estatística, Elisabeth Borges Gonçalves; e
- o estatístico Luiz Carlos Rocha.

Já tramita na Câmara pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de institutos de pesquisa na divulgação de pesquisas nas últimas eleições municipais.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.