Política e Administração Pública

Antônio Andrade assume presidência da Comissão de Finanças e Tributação

07/03/2012 - 15:38  

Arquivo - Gilberto Nascimento
Antônio Andrade
Antõnio Andrade está em seu segundo mandato na Câmara.

O deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) foi eleito nesta quarta-feira (7) o novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação. O colegiado elegeu para a 1ª, 2ª e 3ª vice-presidências, respectivamente, os deputados Lucio Vieira Lima (PMDB-BA), Assis Carvalho (PT-PI) e Pauderney Avelino (DEM-AM).

O novo presidente disse que vai se reunir na próxima semana com os membros da comissão para definir a pauta de votações. Integrante de um partido governista, Andrade fez questão de ressaltar que vai acolher sugestões de deputados tanto da base aliada como da oposição.

“Vamos agir da forma mais democrática possível. Essa comissão não é do governo. É uma comissão da oposição e da situação. Na elaboração da pauta vamos ouvir o governo, mas o mais importante é ouvir os deputados da comissão”, afirmou.

Andrade disse ainda que pretende colocar em votação, depois de ouvir os parlamentares, propostas que ajudem a retomar o crescimento da economia, que em 2011 desacelerou em relação a 2010, conforme a variação do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta terça (6). Segundo o IBGE, o PIB cresceu 2,7% no ano passado, contra 7,5% no ano anterior. “Precisamos ajudar o País a ser quinta economia do mundo”, disse.

Biografia
Antônio Andrade, que está no segundo mandato consecutivo, é engenheiro civil e produtor rural. Ele é vice-líder do PMDB na Câmara, partido ao qual é filiado desde 1987.

Nesta legislatura, foi titular da Comissão de Minas e Energia e suplente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

O deputado também é presidente da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite e titular da comissão especial da Agroindústria e Produtor Rural. Ele também foi prefeito de Vazante (MG) (1989-1992) e deputado estadual por três mandatos (1995-2007).

Confira a lista dos novos presidentes das comissões permanentes.

Matéria atualizada às 19h21.

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Daniella Cronemberger

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.