Meio ambiente e energia

Comissão mista de mudanças climáticas debate planos setoriais do governo

Os planos setoriais para redução do efeito estufa e combate a suas consequências vão embasar a revisão do Plano Nacional de Mudanças Climáticas.

07/11/2012 - 10:08  

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas discute nesta tarde os planos setoriais do governo criados para adaptar o País às alterações do clima do planeta.

No encontro, serão discutidos o Plano Decenal de Expansão de Energia 2020; o Plano Setorial de Transporte e de Mobilidade Urbana para Mitigação da Mudança do Clima; e o Plano Setorial da Saúde para Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima.

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2020) prevê o aumento do percentual de participação do conjunto das fontes renováveis de energia na matriz energética brasileira nos próximos dez anos, de 44,8% em 2010 para 46,3% em 2020. Ainda, segundo esse plano, a demanda de energia elétrica no Brasil deverá aumentar cerca de 50%, a uma taxa média de 4,6% ao ano.

O Plano Setorial de Transporte e de Mobilidade Urbana deve propor ações para reduzir as emissões de CO2 até 2020. O setor é um dos maiores reponsáveis pela emissão de gases de efeito estufa no País.

Para reduzir essas emissões, o Greenpeace, que participará da audiência nesta tarde, defende o uso do etanol, investimentos em transporte coletivo e em tecnologias que aumentem a eficiência dos motores dos veículos.

No setor da saúde, a mudança do clima pode aumentar a incedência de algumas doenças relacionada ao calor e de enfermidades transmissíveis por insetos, já que as condições climáticas interferem diretamente na reprodução dos vetores dessas enfermidades, como dengue e malária. Nesse sentido, o Plano Setorial da Saúde deve fixar diretrizes e metas nacionais para adaptar os serviços do SUS frente aos impactos da mudança do clima.

Debatedores
Foram convidados para o debate:
- o diretor do Departamento de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo César Magalhães Domingues;
- o coordenador-geral de Sustentabilidade Ambiental do Setor Energético do MME, Luis Fernando Badanhan;
- a chefe da Assessoria Socioambiental do Ministério dos Transportes, Kátia Matsumoto Tancon;
- o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Guilherme Franco Netto;
- o diretor de Campanhas do Greenpeace, Sérgio Leitão.

A reunião ocorrerá na sala 9, da ala Senador Alexandre Costa, no Senado, a partir das 14 horas.

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.