Meio ambiente e energia

Comissão discutirá implementação de mineradora no Rio Xingu

01/11/2012 - 20:35  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizará audiência pública no dia 4 de dezembro para discutir a implantação de mineração de ouro no Rio Xingu, nas proximidades da usina de Belo Monte.

A empresa canadense Belo Sun Mining Corporation vai instalar no Rio Xingu, após a conclusão da usina hidrelétrica Belo Monte, a maior mineração de ouro do Brasil. Neste local, conhecido como Volta Grande do Xingu, seriam produzidas 4,6 toneladas do minério por ano.

O deputado Sarney Filho (PV-MA), autor do requerimento para o debate, ressalta que esse trecho do Rio Xingu já será impactado com a construção da usina de Belo Monte. “A vazão do Xingu deve ser reduzida em 80%, estimam os especialistas, comprometendo a fauna e a flora local.”

Beneficiamento do ouro
Além desses impactos diretos, ele questiona os efeitos do uso do cianeto, substância química que será empregada no processo industrial para beneficiamento do ouro. O cianeto é venenoso, letal para o ser humano, “daí a necessidade de adoção de métodos rigorosos para o seu controle”, acrescentou o parlamentar.

Sarney Filho lembra que essas questões preocupam o Ministério Público Federal (MPF) em Altamira (PA). “Tanto que abriu investigação para buscar as respostas. Consta que a Funai [Fundação Nacional do Índio] não teria sido consultada.”

Na opinião do deputado, o debate é importante por não se saber o que acontecerá com a região depois de instalado esse novo empreendimento. “E preciso ouvir os personagens envolvidos, para entender melhor a questão”, diz o deputado.

Convidados
Para a reunião serão convidados os seguintes representantes:
- Ministério do Meio Ambiente,
- Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará,
- Empresa Belo Sun Mining Corporation,
- Ministério Público Federal (MPF) em Altamira (PA),
- Sociedade civil e
- Comunidade acadêmica.

* Matéria atualizada em 09/11/2012.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.