Direito e Justiça

Posse de Joaquim Barbosa no STF recebe elogios e críticas de deputados

Parlamentares divergiram sobre conduta de Barbosa no julgamento do caso mensalão.

22/11/2012 - 20:33  

Alexandra Martins
Presidente Marco Maia participa da solenidade de posse dos ministros Joaquim Barbosa e Ricardo Lewandowski no STF
Joaquim Barbosa (E) e Marco Maia (D) na cerimônia de posse nesta quinta-feira.

Em discursos no Plenário, deputados manifestaram-se nesta quinta-feira (22) sobre a posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o deputado Dr. Aluizio (PV-RJ), a história pessoal do ministro é motivo de orgulho para o País. "O ministro Joaquim Barbosa honra a toda a sociedade brasileira não só com a sua atuação como relator do mensalão, mas, acima de tudo, com a sua história de trabalhador, um homem simples que hoje honra a todo brasileiro. Que tenha sabedoria, que tenha serenidade, e que afaste de uma vez por todas da sociedade brasileira o senso de impunidade."

O deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) ressaltou que Barbosa ganhou notoriedade nacional pela firmeza na condenação dos réus do caso mensalão. "É por isso que também venho saudar a Justiça. E a justiça seja feita, temos agora o ministro Joaquim Barbosa sendo enaltecido por todo o Brasil e por todos os brasileiros."

Combate ao racismo
Não é só a fama de juiz implacável que marca a trajetória de Barbosa como ministro. O novo presidente do STF tem afirmado em entrevistas recentes que vai priorizar o combate ao racismo em sua gestão.

O deputado Edson Santos (PT-RJ), que foi ministro da Secretaria de Igualdade Racial, afirmou que a posse de Barbosa "tem um simbolismo muito importante na história do País". "Pela primeira vez, um negro vai presidir uma das instâncias maiores de poder em nosso país. E o presidente Lula teve a sabedoria e a sensibilidade de buscar levar para o STF a diversidade, que é a sociedade brasileira. "

Humilhação
Em tom de duras críticas, o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) afirmou que Barbosa julga os réus do mensalão sem provas, para ser aplaudido pela mídia. Fonteles também defendeu a atribuição constitucional da Câmara de cassar os deputados condenados pela Corte.

"Imagino o que ele não pode aprontar na Presidência daquela Casa. Esta Casa está sendo humilhada. Está aqui outra matéria, agora recente: Barbosa interfere na atribuição da Câmara e quer cassar deputados. Quer rasgar o artigo 55 da Constituição. Eu espero que a humilhação desta Casa não aconteça", disse Fonteles.

Para o deputado Edson Santos, no entanto, é preciso separar as divergências em torno do mensalão da importância histórica da posse de Barbosa.

"Temos divergência em alguns pontos na condução do ministro Joaquim Barbosa à frente do STF, nomeadamente na questão do chamado mensalão. Temos divergência, mas não podemos esquecer que a sua presença à frente do STF é um marco na história de nosso país e nós devemos valorizar esse momento com a grandeza que a história exige de todos nós", disse Santos.

Posse
Barbosa é o primeiro negro a assumir a Presidência da mais alta Corte de Justiça do Brasil. É mineiro de Paracatu, filho de uma faxineira e de um pedreiro.

A cerimônia de posse reuniu nesta quinta-feira mais de 2 mil convidados, entre artistas, ativistas e autoridades públicas, como a presidente Dilma Rousseff; o presidente do Senado, José Sarney; e o presidente da Câmara, Marco Maia.

Barbosa vai presidir o STF durante os próximos dois anos.

Da Reportagem/Rádio Câmara
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre