Luiz Couto, ameaçado de morte na Paraíba, assume Direitos Humanos

04/03/2009 - 15:36  

O deputado Luiz Couto (PT-PB) assume pela segunda vez a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias em meio a ameaças de morte e também de sanções da Igreja Católica. O deputado pediu proteção à Polícia Federal, e teve esse pedido reforçado pela Câmara, porque tem sido ameaçado em seu estado desde que foi relator da CPI que denunciou o envolvimento de policiais, juízes, promotores e outras autoridades com grupos de extermínio e o narcotráfico no Nordeste.

Na última semana, o deputado, que é padre, foi suspenso do exercício religioso pelo Arquidiocese da Paraíba por ter defendido em entrevista o fim do celibato dos padres e o uso de camisinhas para o combate à aids. Além de padre e militante em defesa dos direitos humanos, Couto é professor da Universidade Federal da Paraíba, foi deputado estadual, eleito em 1994 e 1998, e está em seu segundo mandato de deputado federal (na legislatura de 2002 e na atual).

Couto substitui Pompeo de Mattos (PDT-RS) e já atuou nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Comissão Especial do Nepotismo; Comissão Especial da Reforma Política; e CPI do Tráfico de Armas. O deputado é 2º vice-presidente da Comissão Especial de Atendimento Socioeducativo e integrante da CPI das Escutas Telefônicas Clandestinas.

Também foram eleitos para a mesa da comissão os deputados Pedro Wilson (PT-GO), para a 1ª vice-presidência; Cleber Verde (PRB-MA), para a 2ª vice; e Geraldo Thadeu (PPS-MG), para a 3ª vice-presidência.

Da Reportagem/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.