Clube de Leitura de outubro debate Dom Casmurro, de Machado de Assis

O Clube de Leitura debate no dia 11 de outubro, excepcionalmente quinta-feira, o clássico Dom Casmurro, de Machado de Assis. Desta vez o mediador é o professor Edmílson Caminha.
20/09/2018 10h20

Dom Casmurro, moderno há mais de cem anos

(Edmílson Caminha)

 Publicado em 1900, o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, é uma das mais importantes obras da literatura brasileira, em todos os tempos. O possível triângulo amoroso entre Capitu, Bentinho e Escobar alimenta a imaginação de leitores no Brasil e no mundo, pela maestria com que o autor conta a história, propositadamente ambígua, de maneira que argumentos não faltam aos defensores e detratores da protagonista. Dezenas de ensaios se escreveram sobre o livro, entre eles A metáfora do mar no Dom Casmurro (1978), de Linhares Filho, e O Otelo brasileiro de Machado de Assis (2008), de Helen Caldwell. Páginas que estão as melhores já escritas na língua portuguesa, Dom Casmurro é daquelas obras-primas capazes de fazer, sozinhas, a grandeza de qualquer literatura.

 

Clube de Leitura

Dom Casmurro, romance de Machado de Assis

Mediador do debate: Edmílson Caminha

Dia 11 de outubro, excepcionalmente quinta-feira, das 12h30min às 13h30min, na Sala de Estudos e Acessibilidade nº 17 da Biblioteca Pedro Aleixo, Anexo 2 da Câmara dos Deputados

20 vagas, preferencialmente para colegas do quadro da Câmara dos Deputados

Inscrições abertas pelo e-mail clubedeleitura@camara.leg.br

Mais informações pelo telefone 3216-5697