Do Figurativo ao Geométrico

A Câmara recebe, a partir de 22/8, a exposição "Do Figurativo ao Geométrico", do artista suíço-brasileiro Jean Edmond Udry. As obras foram produzidas com as técnicas guache-têmpera e acrílico sobre papel, com uma mescla dos diversos estilos adotados por Udry.
22/08/2018 12h30

As ilustrações representam a natureza com cores vibrantes e formas em três dimensões, em planos que enganam o olhar. 

A exposição pode ser visitada até o dia 19 de setembro, na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara.

 

Biografia

Jean Edmond Udry nasceu na Suíça em 1928. Formado pela Faculdade de Artes Decorativas de Genebra/Suíça, chegou ao Brasil em 1950 e começou sua carreira profissional em agências de propaganda, como J. Walter Thompson, McCann e Standard Propaganda (Standard Ogilvy & Mather). 

Em 1961 fundou a primeira agência especializada em design de embalagem e materiais promocionais. Ao longo da carreira, criou logotipos, rótulos de produtos e projetos gráficos de destaque nacional, como a capa do Dicionário Michaelis. 

Amante do Brasil, visitou a Amazônia e o Pantanal, entre outros, cujas viagens deram origem a parte dos quadros desta exposição.

Na década de 70, desenhou, por encomenda, diversas tapeçarias com temas naturais brasileiros. Seus trabalhos já foram expostos nos mais diversos salões de São Paulo, entre eles, o Foyer Cultural do Club Transatlântico.

Atualmente, aos 90 anos, Jean Edmond Udry dedica-se à pintura decorativa, sem esquecer o passado de designer. Em suas concepções, recorre à natureza e sua diversidade para encontrar inspiração.

Você já pode conferir o catálogo virtual da mostra.

 

Do Figurativo ao Geométrico

Artista: Jean Edmond Udry

Visitação: de 22 de agosto a 19 de setembro de 2018, segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados

Entrada Franca

 

selecionado por edital novo