Cerrado Goiano

A exposição Cerrado Goiano, do artista plástico Edmar Oliveira, fica aberta à visitação de 24/5 a 21/6, na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.
22/05/2017 15h05

Edmar Joaquim de Oliveira apresenta 24 obras em acrílica sobre tela com cores fortes que retratam os costumes, a história e a natureza de Goiás. Nascido em Itapuranga (GO), em 1962, o artista formou-se em Design Gráfico e Jornalismo e sofreu influências de Cândido Portinari, Carlos Scliar, Claudio Tozzi e Henrique Amaral. Passou parte de sua infância na Fazenda Córrego da Onça, e, ainda menino, desenhava no chão com os grampos de cabelo de sua mãe. 

Iniciou sua vida artística ilustrando boletins informativos, com os quais desenvolveu habilidades para o desenho com estêncil e nanquim. Em 1985, começou a trabalhar na gráfica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, onde aprendeu muito sobre o trabalho de arte gráfica. Também trabalhou como ilustrador da Arquidiocese de Goiânia, da qual integra a equipe de comunicação. Seu trabalho como ilustrador o tornou conhecido nas igrejas católicas em todo o Brasil e na América Latina.

Cerrado Goiano
Legenda
A partir de 1986, começou a pintar com tinta acrílica, e, nesse mesmo ano, participou de uma mostra coletiva de artistas goianos na Universidade de Brasília (UnB). Conheceu o artista catalão Cerezo e o acompanhou na pintura do mural no Santuário dos Mártires da Caminhada, em Ribeirão Cascalheira, em Mato Grosso. Em 1987, pintou um mural na Igreja do Jardim Nova Esperança, em Goiânia, que retrata a ocupação da instituição. Também pintou murais nas capelas da Cidade de Goiás e de Uruana, ambas em seu estado natal. 

Em 1992 foi premiado num concurso latino-americano de cartazes, em Cochabamba, na Bolívia, além de ter recebido menção honrosa em concurso de pintura promovido pela PUC Goiás. Além disso, ilustrou o livro “Tapuios do Carretão: Nossa História, Nossa Luta”, da escritora Marlene de Castro Ossami, e participou de exposições individuais em Goiás e Brasília. Trabalhou como ilustrador de livros das editoras Vozes, de Petrópolis (RJ), e Paulus, de São Paulo, entre outras. 

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

Exposição Cerrado Goiano

Visitação: de 24 de maio a 21 de junho de 2017, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria de Arte do 10º andar - Anexo IV da Câmara dos Deputados - Brasília, DF
Informações: 0800 619 619     cultural@camara.leg.br
Entrada franca

Foto: Ana Chalub / Acervo Câmara dos Deputados

 

Foto: Ana Chalub / Acervo Câmara dos Deputados

 

 

selecionado por edital