Abstração

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição Abstração, do artista plástico Rogerio Mariano. Visitação de 17/5 a 28/6, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h, no Espaço do Servidor.
17/05/2017 16h25

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição Abstração, do artista plástico Rogerio Mariano. Visitação de 17/5 a 28/6, de 2ª a 6ª, das 9h às 17h, no Espaço do Servidor. Entrada franca.

Mineiro de Juiz de Fora, Rogerio Mariano apresenta nesta mostra cinco telas grandes, com pinturas abstratas, nas quais lança mão de vários utensílios para a impressão da tinta na tela — como pincel, espátula e rodo, entre outros, que produzem um efeito de monotipia.

Rogerio iniciou-se na arte com seu avô, que tinha como passatempo copiar imagens de jornais e revistas com papel de seda nos cadernos de desenho e criar charges a partir dessas imagens. Ele tentava imitá-lo na atividade. Colecionava imagens de Salvador Dali e René Magritte, nomes que também o inspiraram a traduzir, na adolescência, suas observações do cotidiano em desenhos, pinturas e colagens figurativas, surrealistas e psicodélicas.

Iniciou seus estudos em 1991, no Núcleo de Artes Visuais de Vitória, no Espírito Santo, onde mora atualmente. Em 1992, na mesma cidade, frequentou a Oficina Livre de Pintura da artista plástica Ivanilde Brunow, na Escola de Arte FAFI, onde foi apresentado à abstração. Entre 1994 e 1996 estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), no Rio de Janeiro, com os professores e artistas João Magalhães e Beatriz Milhazes. A passagem pela escola de artes carioca é considerada um divisor de águas na carreira do artista. Rogério Mariano participou de exposições individuais e coletivas em espaços e centros culturais em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

Exposição Abstração, do artista plástico Rogerio Mariano

Visitação: de 17 de maio a 28 de junho de 2017, segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Espaço do Servidor / Anexo II / Câmara dos Deputados
Informações: 0800 619 619 cultural@camara.leg.br
Entrada franca

Foto: Taísa Viana / Acervo Câmara dos Deputados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Taísa Viana / Acervo Câmara dos Deputadosselecionado por edital