Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Alfredo Ceschiatti

★1918, Belo Horizonte, MG – †1989, Rio de Janeiro, RJ

Escultor, desenhista e professor. Um dos principais colaboradores de Oscar Niemeyer na realização de projetos de integração arte-arquitetura. Em 1940, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Em 1944, realiza o primeiro projeto em colaboração com Oscar Niemeyer, o baixo-relevo do batistério da Igreja de São Francisco de Assis, Pampulha, em Belo Horizonte. Em 1956, vence o concurso de projetos para o Monumento aos Mortos da II Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, executando o conjunto alusivo às Três Forças Armadas. Integrou a Comissão Nacional de Belas Artes em 1960. De 1963 a 1965 lecionou escultura e desenho na Universidade de Brasília. Das suas esculturas em Brasília, destacam-se As Banhistas, em frente ao Palácio da Alvorada, A Justiça, em frente ao Superior Tribunal Federal, Os Anjos e Os Quatro Evangelistas, na Catedral, e As Gêmeas, na cobertura do Palácio do Itamaraty.

 

 

Alfredo Ceschiatti

(Foto:  Ananda Borges)

 

Alfredo Ceschiatti

Sem título, 1977

Bronze fundido

180x163x83 cm

Acervo Câmara dos Deputados

 

Alfredo Ceschiatti

Untitled, 1977

Cast bronze

180x163x83 cm

Chamber of Deputies Collection

 

 

 

 

 

Após a ampliação do Edifício Principal no início da década de 70, Oscar Niemeyer elaborou um projeto de decoração do Salão Verde e Salão Nobre, incluindo obras de arte e mobiliário, para atender à proposta de delimitar os espaços e valorizar os ambientes do Salão Verde.

Dentre estas obras, consta a escultura conhecida como “Anjo”. 

A obra assemelha-se aos anjos da Catedral de Brasília, feitos pelo mesmo artista. 

After the expansion of the Main Building in the early seventies, Oscar Niemeyer elaborated a decoration project to the Green Hall and Noble Hall, including art works and furniture, after a plan to define the spaces and enhance the ambiance of the Green Hall.

Among this art works, there is the sculpture known as “Anjo”.

The sculpture resembles the angels of Brasilia’s Cathedral, made by the same artist.