Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

PhytoImpressões

Exposição PhytoImpressões, que exalta diálogo entre arte e ecologia, fica aberta à visitação de 14/11 a 12/12 na Câmara dos Deputados. Mostra dos artistas Braulio Bittencourt e Marcelo Campos busca valorizar a interação entre pessoas e plantas.
13/11/2018 09h55

A Câmara dos Deputados inaugura, no dia 14 de novembro, a exposição PhytoImpressões, dos artistas Braulio Bittencourt e Marcelo Campos. Nas obras que compõem a mostra, os dois lançam mão de diferentes técnicas para propor uma reflexão sobre como as plantas influenciam as pessoas, ao sensibilizá-las e aguçar os seus sentidos, e, no caminho inverso, sobre o impacto das ações humanas na natureza. Dessa forma, buscam valorizar o diálogo entre a arte e a ecologia. Os trabalhos poderão ser vistos até o dia 12 de dezembro, no Espaço do Servidor (Anexo II).

O título da exposição explora os diferentes significados da palavra “impressão”, que pode se referir tanto à gravação de algo por pressão de um corpo sobre outro quanto à sensação física ou emocional produzida por elementos ou situações exteriores. Ao associá-la ao termo grego phyto, que significa planta/vegetal, os artistas pretendem enfatizar a influência recíproca entre as plantas e as pessoas.  

Obras

O mineiro Braulio Bittencourt participa da mostra com pinturas da série Arvorear. São obras abstratas que se aproximam do figurativo, nas quais utiliza tinta acrílica, esmalte, óleo, misturas e folha de ouro sobre tela. Nesse trabalho, a árvore – tomada como metáfora da condição humana – foi o ponto de partida para um mergulho existencial no ciclo de mutações, na questão da transitoriedade e na busca da conexão entre o céu e a terra.  

O brasiliense Marcelo Campos exibe alguns de seus Sudários do Cerrado, tecidos brancos ou tingidos com a terra de Brasília e impressos com o carvão de árvores queimadas por incêndios florestais. A obra denuncia problemas ambientais como as queimadas, que levam à destruição do Cerrado.

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

PhytoImpressões, com obras de Braulio Bittencourt e Marcelo Campos

Visitaçãode 14 de novembro a 12 de dezembro de 2018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Espaço do Servidor (Anexo II) – Câmara dos Deputados

 

PhytoImpressões
Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados

PhytoImpressões
Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados

PhytoImpressões
Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados

PhytoImpressões
Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados

 

selecionado por edital novo