És Tiempo del Sur

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição És Tiempo del Sur, do artista plástico Aldo Yamandú Grau, que resgata a identidade dos povos do Hemisfério Sul. Visitação de 25/4 a 9/5 na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV.
24/04/2018 09h50

A trajetória do artista Yamandú Grau nas artes plásticas tem sido dedicada ao aprofundamento na identidade dos povos do Hemisfério Sul, em especial dos povos da América do Sul. Aldo Yamandú Grau apresenta 17 obras pintadas em óleo sobre tela que mostram o estudo dos símbolos, da luz e das cores, com o objetivo de ampliar a identidade cultural dos povos do Hemisfério Sul. O cerne do trabalho És Tiempo del Sur é relembrar que as representações das direções norte e sul e dos sentidos horário e anti-horário são convenções colonizadoras.

Seu trabalho representa, além de suas vivências espirituais, o resgate das representações que as populações ao sul do planeta têm das direções e da passagem do tempo.

Grau é representante do movimento construtivo uruguaio, sendo sua tradição de pintura a Escuela del Sur, fundada pelo pintor uruguaio Joaquim Torres Garcia. Em 2000, dedicou-se completamente ao seu ateliê GiroSur, que atualmente se chama Tiempo del Sur e tem como propósito resgatar a identidade daqueles povos.

O artista expõe desde 1976 e já recebeu vários prêmios. Destacam-se, entre eles, a menção honrosa no Salão Gente de Arte de Avellaned (1976); o prêmio de 2º lugar no Salão Parques Nacionales (1978); e o prêmio de 2º lugar no Ateo Popular de La Boca (1979), todos em Buenos Aires (Argentina). Além da pintura, também produz esculturas em madeira, murais e mosaicos.

Aldo Yamandú Grau Marquez nasceu em Montevidéu (Uruguai) em 1958, onde viveu com sua família até 1976, quando se mudaram para Buenos Aires (Argentina), com o objetivo de fugir da ditadura uruguaia, onde viveram até 1987. Em 1988, mudou-se para Cabo Polônio, parque nacional no Uruguai, onde morou por dezesseis anos com sua então companheira e seus três filhos mais velhos. Em dezembro de 2014, Grau veio viver em Brasília, DF.

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Exposição És Tiempo del Sur

Visitação: de 25 de abril a 9 de maio de 2018, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV — Câmara dos Deputados — Brasília-DF

Informações: 0800 619 619 — cultural@camara.leg.br 

selecionado por edital novo