Dom João VI e a construção do Brasil

Em homenagem aos 200 anos da aclamação de Dom João VI como rei de Portugal, a Câmara dos Deputados inaugura, em abril, a exposição “Dom João VI e a construção do Brasil”. A mostra, montada no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 23 de maio.
17/04/2018 09h35

Em homenagem aos 200 anos da aclamação de Dom João VI como rei de Portugal, a Câmara dos Deputados inaugura, no dia 18 de abril, a exposição “Dom João VI e a construção do Brasil”. Na mostra, o visitante poderá conferir as mudanças ocorridas na antiga colônia após a vinda da família real, como a abertura dos portos, a instalação de indústrias, a criação do Banco do Brasil, dos Correios, do Jardim Botânico, entre outras. A exposição, montada no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, até o dia 23 de maio.

A mostra faz parte das comemorações do bicentenário de independência do Brasil (1822—2022), que começaram no ano passado, na Câmara dos Deputados, com as homenagens à chegada da imperatriz Leopoldina. Os eventos incluem exposições, concursos, publicações e homenagens.

 

Confira aqui o catálogo virtual da exposição “Dom João VI e a construção do Brasil”.

 

Registro da exposição

D. João VI
Foto: Taísa Viana / Acervo Câmara dos Deputados

D. João VI
Foto: Taísa Viana / Acervo Câmara dos Deputados

D. João VI
Foto: Taísa Viana / Acervo Câmara dos Deputados