Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Arte Cidadã XII

Mostra coletiva — com obras dos artistas Ariel Busquila, Cláudio Victral, Hermano Ferro e Nazareno Pereira — fica aberta à visitação do público até 19/12, das 9h às 17h, na galeria de arte do 10º andar do Anexo IV.
22/11/2018 11h25

A Câmara dos Deputados inaugura, nesta quarta-feira (21), a exposição Arte Cidadã XII, com os artistas Ariel Busquila, Cláudio Victral, Hermano Ferro e Nazareno Pereira. As obras serão exibidas até 19 de dezembro, das 9h às 17h, na galeria de arte do 10º andar do Anexo IV. 

Arte Cidadã é uma mostra coletiva promovida pelo Centro Cultural Câmara dos Deputados com artistas selecionados por meio de edital. Assim como a Casa que a abriga, esta exposição visa a ser porto para a representatividade e para a pluralidade de ideias. Aqui a arte é vista como ferramenta propícia para provocar o debate, desenvolver o pensamento crítico e promover a cidadania. Em 2018, ela chega a sua 12ª décima edição, celebrando, mais uma vez, a diversidade de histórias, de técnicas e de expressões. 

Os quatro artistas participantes são de diferentes lugares do Brasil. O paulistano Ariel Busquila apresenta o projeto Gêneros Contemporâneos, que retrata seu processo criativo e o papel da arte na construção e no desenvolvimento de sua identidade. Com o uso abundante de cores, Busquila faz releituras de gêneros artísticos conhecidos, imprimindo neles sua própria marca. A utilização da espátula, que consigna tridimensionalidade às obras, é uma das características marcantes do seu trabalho. 

Já a mostra Natureza na Janela, do mineiro Cláudio Victral, traz ao observador janelas simbólicas propostas pelo artista. Nelas há representações de elementos da natureza, da fauna e da flora e da passagem das estações do ano. Assim, Victral convida o público a inventar sua própria moldura interpretativa, de modo a conjugar sua interpretação à do artista. 

Em Encontros e Desencontros, o alagoano Hermano Ferro utiliza tinta acrílica em diferentes suportes, como tela, papelão e papel fotográfico. Com traços agressivos, dinâmicos e coloridos, as telas de Ferro levantam reflexões sobre o que seria, dentro e fora da arte, antagônico ou convergente. Para ele, a possibilidade de experimentar a vida em todas as suas nuances está na abertura ao novo, ao incerto e ao inesperado. 

Por fim, em Retalhos da Emoção, o multiartista goiano Nazareno Pereira foge das funcionalidades costumeiras do tecido, como cobrir, vestir ou ornar, para utilizá-lo combinado à tela, justapondo retalho de tecido e pintura. Desse modo, suas composições ricas em cores evocam memórias de seu universo pessoal e retratam cenas cotidianas segundo seu olhar imaginativo.

Com as 54 obras apresentadas, o Centro Cultural Câmara dos Deputados encerra as exposições de 2018 selecionadas por edital.

 

Confira aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Arte Cidadã XII

Visitação: de 21 de novembro a 19 de dezembro, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira

Local: Galeria de arte do 10º andar do Anexo IV - Câmara dos Deputados

Entrada franca

 

Arte Cidadã XII
Foto: Taísa Viana / Câmara dos Deputados

Arte Cidadã XII
Foto: Taísa Viana / Câmara dos Deputados

Arte Cidadã XII
Foto: Taísa Viana / Câmara dos Deputados

Arte Cidadã XII
Foto: Taísa Viana / Câmara dos Deputados

 

selecionado por edital novo