Gráfica

A linguagem gráfica é o ponto de convergência entre os trabalhos de Jan M. O. e Thiago Valle, selecionados por edital público do Centro Cultural Câmara dos Deputados para integrar esta mostra coletiva.
26/10/2017 16h40

Carioca baseado em Santa Catarina, Jan M. O. investe na pesquisa de tipologias e constrói relações em que sentido e forma se misturam. Seus desenhos e gravuras impactam pelo traço firme e pelo uso de imagens espelhadas, tumultuando a percepção visual. Não fosse a carência onírica, seria puro surrealismo, escola artística do início do século XX e referência constante para o artista – principalmente as obras de M.C. Escher, René Magritte e Salvador Dalí. Porém, podemos nos arriscar a dizer que o fino jogo óptico nos remete também à produção dos anos 60, que priorizava uma construção mais cerebral e sistemática. Para esta exposição coletiva, Jan M.O. trouxe a série Amorfo, cujos desenhos, gravuras e objetos reafirmam sua pesquisa poética.

Já o mineiro Thiago Valle apresenta um trabalho em que a palavra é o suporte para narrativas às vezes dramáticas, às vezes misteriosas. O artista usa nanquim, aquarela, guache, lápis de cor, caneta hidrocor e até tinta de parede para dar vida às suas ilustrações com cenas de amor, ódio, superação, desilusão e morte. Em Poesias Gráficas, série de quatro histórias completas que compõe esta mostra, sentimentos são tratados de forma poética com cores fortes e marcantes, lembrando a estética dos quadrinhos dos anos 60 e 70.

Com a mostra coletiva Gráfica, o Centro Cultural Câmara dos Deputados convida o espectador a experimentar um olhar diferente sobre a arte. Ao oferecer um jogo lúdico nas formas e narrativas, insinua que o mundo seja apenas uma grande ilusão. 

Você pode conferir aqui o catálogo virtual da mostra.

 

Exposição coletiva Gráfica. Artistas: Jan M. O. e Thiago Valle

Visitação: de 8 de novembro a 6 de dezembro de 2017, de segunda a sexta, das 9h às 17h

Local: Espaço do Servidor / Anexo II / Câmara dos Deputados / Brasília

Entrada franca

 

Gráfica
Foto: Cleia Viana / Acervo Câmara dos Deputados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gráfica
Foto: Cleia Viana / Acervo Câmara dos Deputados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

selecionado por edital