Arte Cidadã XI

O Centro Cultural Câmara dos Deputados convida para a exposição coletiva Arte Cidadã XI, com obras dos artistas Silvio Ferigato e Francisco Ivo.
01/12/2017 17h05

O paulista Silvio Ferigato apresenta 25 desenhos realizados sob a influência da técnica oriental sumi-ê, que se baseia no uso de nanquim sobre papel branco e tem como princípio o traço direto, sem esboço ou correções posteriores. O sumi-ê é oriundo do zen-budismo. Cada obra é acompanhada de um verso, no estilo haikai –  arte de dizer o máximo com o mínimo de palavras. Nascido em Pirapozinho, no interior de São Paulo, Ferigato começou a pintar aos 14 anos. Foi autodidata até os 18 anos, quando entrou para a Escola Panamericana de Artes (SP). Aos 25 anos, já em Brasília, participou do movimento artístico “Brasília Mística”, no qual apresentava obras com sua visão simbólica de meditações e experiências transcendentes vividas por ele. Em 1990, criou o curso “Desenhando com o lado direito do cérebro”, cuja técnica permite o rápido aprendizado e o desenvolvimento do sentido espacial. Além de se dedicar à pintura, atualmente realiza trabalhos como programador visual, ilustrador e designer gráfico.

Já o cearense Francisco Ivo exibe 20 obras trabalhadas em óleo sobre tela. O tema é uma denúncia da degradação do Rio São Francisco, fruto da ganância do homem, desde a nascente, no estado de Minas Gerais, até a foz, entre os estados de Alagoas e de Sergipe. Junto com as telas, ele também traz cordéis dos poetas João Firmino Cabral e João Ivo de Souza. Formado em geologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor), produziu suas primeiras pinturas nos anos 80, tendo a arte naif como inspiração. Mudou-se para Niterói (RJ), e em 1999 concluiu o mestrado em geologia e geofísica marinha. Cursou aulas de pintura na Sociedade Brasileira de Belas Artes – SBBA. Após viajar pelo mundo e conhecer várias galerias de arte, recebeu influências do impressionismo, do pós-impressionismo, do cubismo e do expressionismo, escolas presentes em seu trabalho.

Confira aqui o catálogo digital da mostra.

 

Exposição coletiva Arte Cidadã XI 

Visitação: de 22 de novembro a 13 de dezembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Local: Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV - Câmara dos Deputados – Brasília-DF

Informações: 0800 619 619 – cultural@camara.leg.br

 

Arte Cidadã XI
Foto: Luiz Macedo / Acervo Câmara dos Deputados

Arte Cidadã XI
Foto: Luiz Macedo / Acervo Câmara dos Deputados

  

selecionado por edital