Encontro com o Artista

És Tiempo del Sur

Créditos:

Esta edição do programa traz uma entrevista com o artista plástico uruguaio Aldo Grau, que apresenta na Câmara dos Deputados a exposição És Tiempo del Sur.

A mostra traz 17 obras pintadas em óleo sobre tela, que revelam o estudo dos símbolos, da luz e das cores da identidade cultural dos povos do Hemisfério Sul. O trabalho do artista representa, além de suas vivências espirituais, o resgate das representações que as populações ao sul do planeta têm das direções e da passagem do tempo. A exposição pode ser visitada até o dia 9 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Galeria de Arte do 10º andar.

Aldo Yamandú Grau é representante do movimento construtivo uruguaio, sendo sua tradição de pintura a Escuela del Sur, fundada pelo pintor uruguaio Joaquim Torres Garcia. Em 2000, dedicou-se ao seu ateliê, que atualmente se chama Tiempo del Sur, e tem como propósito resgatar a identidade daqueles povos.
O artista expõe desde 1976 e já recebeu vários prêmios. Destacam-se, entre eles, a menção honrosa no Salão Gente de Arte de Avellaned (1976); o prêmio de 2º lugar no Salão Parques Nacionales (1978); o prêmio de 2º lugar no Ateo Popular de La Boca (1979), todos em Buenos Aires (Argentina). Além da pintura, também produz esculturas em madeira, murais e mosaicos.

Aldo Yamandú Grau Marquez nasceu em Montevidéu (Uruguai) em 1958. Em dezembro de 2014, Grau veio viver em Brasília (DF).

Você pode conferir também o catálogo digital da exposição.