Encontro com o artista

Arte Cidadã X

Créditos:

Esta edição do programa traz uma entrevista sobre a exposição Arte Cidadã, que reúne trabalhos dos artistas Juarez Venâncio, Marcelo Carreiro e Salomão Zalcbergas.

A mostra coletiva Arte Cidadã é um espaço de reconhecimento e divulgação da arte nacional e se renova a cada ano, trazendo à tona a diversidade criativa de artistas visuais em atividade no Brasil. Nesta décima edição, três artistas apresentam 22 obras com propostas e trajetórias heterogêneas, representantes de técnicas e estilos bem diversificados.

Juarez Venâncio, mineiro radicado em Brasília (DF), apresenta 10 quadros pintados a óleo e tinta acrílica, nos quais retrata pessoas em momentos de repressão, restrição e contemplação, ora de forma figurativa, ora abstrata, definindo uma relação lúdica entre a figura humana e o espaço. O artista formou-se em Belas-Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Comunicação Visual pela Fundação Mineira de Arte. Em 2014, recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Belas-Artes dos Estados Unidos, em Miami, promovido pela Art Fusion Galleries. Além disso, recebeu prêmios em salões de arte no Brasil e na Espanha.

O carioca Marcelo Carreiro, residente em Niterói (RJ), utiliza diferentes técnicas de ilustração nas duas séries que apresenta nesta exposição. Na primeira, intitulada “O Peso”, o artista mostra gravuras em metal, que retratam o sentimento do homem diante das tecnologias atuais. Já na série “Formigas”, ele exibe uma narrativa romântica que remete às ilustrações medievais e iluminuras – pintura decorativa aplicada nas bordas dos pergaminhos medievais, tendo como cenário iconografia ligada à tecnologia e à informação. Marcelo cursou dois anos da Escola de Belas-Artes, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ). Em 2001, formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Salomão Zalcbergas, paulistano que mora atualmente em Salvador (BA), registra em suas 10 pinturas em tinta acrílica sobre tela e painéis ao ar livre a cultura, a fé e o espírito agrícola da população local da comunidade do Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA). O artista trabalha há mais de 30 anos na preservação da memória e das tradições desta comunidade. Zalcbergas é formado em Artes Plásticas pela Escola de Belas-Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com licenciatura em desenho.

A mostra fica aberta à visitação até o dia 7 de dezembro de 2016, na Galeria de Arte do 10º andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados.