Encontro com o Artista

Entrevista com as artistas participantes da exposição coletiva Sobre Tecidos: Carla de Assis, Liselena Dalla Corte e Mozileide Neri.

Créditos:

Este programa traz uma entrevista com as artistas Carla de Assis, Liselena Dalla Corte e Mozileide Neri, que participaram de mostra na Câmara dos Deputados com trabalhos em estamparia têxtil.

A exposição apresenta 14 obras que resgatam a sensibilidade criativa dos antigos processos manuais de estamparia de tecidos, utilizados há milênios.

Carla de Assis e Liselena Dalla Corte mostram trabalhos individuais e em conjunto, a quatro mãos. Os trabalhos se entrelaçam, construindo uma nova linguagem, com a sobreposição, rebatimento e fragmentação de cores, formas e texturas. Já a artista, poeta e contista Mozileide Neri traz sete monotipias sobre tecido: depois de criar matrizes de madeira, borracha e acetato e cobri-las com tinta, a artista “carimba” e tinge o pano.

Carla de Assis é graduada em Educação Artística pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (DF) e em Comunicação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-MG), além de pós-graduada em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela Escola Guignard, também pela UEMG (MG). Dentre várias exposições individuais e coletivas, a artista já apresentou seu trabalho em Brasília, Curitiba, São Paulo, Espanha e Inglaterra.

Liselena Dalla Corte é bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), especialista em Design para Estamparia pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e especialista em Design de Interiores pelo Instituto de Pós-Graduação de Brasília (IPOG-DF). Em 1995, foi premiada no II Salão Novos Artistas Plásticos (II SNAP), em Chapecó (SC), e em 1997 recebeu o prêmio Destaque 1997 em Gravura, pela Secretaria de Cultura de Santa Maria (RS), além de ter participado de várias exposições individuais e coletivas pelo País.

Mozileide Neri formou-se na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) e pós-graduou-se em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (RJ). Em 2014, recebeu medalha de prata no 1º Mangaratiba + Cores – Salão de Intervenções Urbanas / Street Art Mangaratiba, no Rio de Janeiro (RJ), e em 2015 ficou em 3º lugar no II Conarte, Salão Bruno Filisberti, na categoria Artes Plásticas, Modalidade Moderna, em Poços de Caldas (MG). Tem obras em acervos do Instituto Cultural Germânico de Niterói (RJ), na Pinacoteca Universitária de Maceió (AL), no Museu de Arte de Montenegro (RS) e na Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo (RS).